Respostas
Liberalismo: o Liberalismo é uma filosofia política e moral baseada na liberdade, consentimento dos governados e igualdade diante da lei. Os liberais defendem uma ampla gama de pontos de vista, dependendo da sua compreensão desses princípios, mas em geral, apoiam ideias como:
- Poder limitado de governo Direitos individuais (incluindo direitos civis e direitos humanos)
- Capitalismo (livre mercado) e meritocracia
- Democracia secularismo
- Igualdade de gênero, racial e internacionalismo
- Liberdade de expressão, de imprensa e liberdade religiosa.
Fascismo: o Fascismo é um movimento político, econômico e social que se desenvolveu em alguns países europeus depois da 1° Guerra Mundial, principalmente naqueles que enfrentaram graves crises econômicas (Alemanha e Itália). Dentre as principais características desse sistema estão:
- Concentração de poder em um único líder
- O imperialismo
- Uso de violência
Diferente das outras correntes ideológicas, o Fascismo é de difícil definição. Ele pode apresentar diferentes significados, dependendo do enfoque escolhido e das características acentuadas.
Monarquia: a Monarquia é uma forma de governo bastante antiga, em que o governo fica nas mãos de um monarca (rei ou rainha, imperador ou imperatriz, arquiduque ou arquiduquesa). Nesse tipo de sistema, o poder é hereditário, ou seja, passa de pai para filho, não havendo, portanto, eleições. A Rainha Elizabeth II é a representante de uma das principais monarquias da atualidade. Tipos de monarquias:
- Monarquia constitucional
- Monarquia absoluta
- Monarquia hereditária
Ditadura: a Ditadura é um regime governamental no qual todos os poderes do Estado estão concentrados em um indivíduo, um grupo ou um partido. O ditador não admite oposição a seus atos e ideias, e tem grande parte do poder de decisão (normalmente é implantada por um golpe de estado). Uma ditadura se caracteriza por:
- Censura
- Ausência de eleições transparentes
- Falta de liberdade partidária
- Um intenso controle do Estado na vida dos cidadãos
- Violência
- Restringimento dos direitos individuais
Capitalismo: o Capitalismo é um sistema econômico que visa o lucro e a acumulação de riquezas baseada na propriedade privada. Há duas classes sociais principais nesse sistema, os capitalistas e os trabalhadores.
1) Meios de produção: terras, indústrias, máquinas;
2) Os capitalistas são os donos dos meios de produção;
3) Os capitalistas empregam os trabalhadores nos seus meios de produção.
Coronelismo: o Coronelismo era uma troca de favores entre os menos favorecidos e os coronéis, e entre estes e o poder público. O coronel mantinha com seu curral eleitoral uma troca de favores: ele protegia a população do “curral”, e esta o obedecia. Assim, durante a época das eleições, todas as pessoas que dependiam do coronel votavam no candidato que ele indicava. Essa prática ficou conhecida como voto de cabresto, expressão que compara o eleitor a um animal controlado por alguém.
///////////
Ficou bem grande, mas espero ter ajudado.