• Matéria: História
  • Autor: mariaeduardaqueirozh
  • Perguntado 3 anos atrás

1."Decididamente era indispensável que a campanha de Canudos tivesse um objetivo superior à função estúpida e bem pouco gloriosa de destruir um povoado dos sertões. Havia um inimigo mais sério a combater, em guerra mais demorada e digna. Toda aquela campanha seria um crime inútil e bárbaro, se não se aproveitassem os caminhos abertos à artilharia para uma propaganda tenaz, contínua e persistente, visando trazer para o nosso tempo e incorporar à nossa existência aqueles rudes compatriotas retardatários".

No trecho de Os sertões, Euclides da Cunha afirma que o "inimigo mais sério" a ser combatido em Canudos não era o povoado, e sim sua posição retardatária. Comente essa afirmação, trazendo argumentos que levaram muitos contemporâneos do movimento de Canudos a classificá-lo como um obstáculo à consolidação da República.

Respostas

respondido por: DiogoAndrade01
3

Os republicanos nesta época afirmavam que o povoado de Canudos era, na verdade, um aglomerado de monarquistas contrários ao governo, e por isso seriam retardatários, atrasados politicamente. Usando isto como justificativa, o governo federal mobilizou tropas contra Canudos.

Perguntas similares