1) Considerando as informações contextuais da crônica de Clarice Lispector, a função principal da mulher, no ano de 1960, como dona de casa era:
Dirigir um lar – Clarice Lispector - 24 de fevereiro de 1960
Somente uma mulher, e dona de casa, sabe e reconhece a grande tarefa que é bem dirigir uma casa. A dona de casa tem de ser, antes de tudo, uma economista, uma “equilibrista” das finanças, principalmente, com as dificuldades da vida atual. O lar é o lugar onde devemos encontrar a nossa paz de espírito num ambiente limpo, sadio e agradável e cabe à mulher providenciar isso [...]
A boa dona de casa é a que sabe dar ordens e acompanha de perto a sua execução. É a que mantém a limpeza, a ordem, o capricho em sua casa, sem fazer desta um eterno lugar de cerimônias, de deveres, onde tudo é proibido. É a que faz de sua casa o lugar de descanso, da felicidade, do marido e dos filhos, onde eles se sentem realmente bem, à vontade e são bem tratados. O melhor lugar do mundo.
a) Promover a espiritualidade da família.
b) Definir o que era permitido ou proibido.
c) Preparar um lugar cerimonioso.
d) Gerir a casa e mantê-la em ordem.
e) Promover a paz de espírito dos moradores.
Respostas
d) Gerir a casa e mantê-la em ordem.
RESPOSTA CORRETA
Essa função foi definida no início do texto e explicitada ao longo dele.
d) Gerir a casa e mantê-la em ordem.
Antigamente a mulher era vista como dona de casa, geradora do lar, isto é, precisava cuidar do ambiente, manter em ordem para quando o marido chegasse, estivesse tudo ao seu dispor.
Isto pode ser percebido logo no início do texto de Clarice Lispector.
Porém, vale destacar que atualmente a mulher está cada vez mais inserida no mercado de trabalho. Mas, mesmo assim, muitas pessoas ainda têm uma visão retrógrada, acreditando que o seu lugar é em casa.
Contudo, o lugar da mulher é onde ela quiser, seja em casa, no trabalho, nos esportes, etc.
Estude mais sobre crônica nesse link https://brainly.com.br/tarefa/20328509.
Abraços!