• Matéria: História
  • Autor: jgmh02
  • Perguntado 3 anos atrás

ajude-me!!!!



2 - (UFRRJ) “Ora, diz-se: não é isto uma farsa? Não é isto um verdadeiro absolutismo, no estado em que se acham as eleições no nosso país? (...) O poder moderador pode chamar a quem quiser para organizar ministérios; esta pessoa faz a eleição porque há de fazê-la; esta eleição faz a maioria. Eis, aí está o sistema representativo do nosso país!” (Nabuco de Araújo, discurso ao Senado (17/07/1868), citado no Manifesto Republicano de 1870.) Tido como ponto de partida para o movimento de 15/11/1889, o Manifesto, em sua crítica ao funciona- mento das instituições políticas do Império, questiona o Poder Moderador e o sistema parlamentar vigente na época.

a) Aponte o responsável pelo exercício do Poder Moderador, segundo a Constituição de 1824.

b) Explique, a partir do texto, o porquê de diversos historiadores considerarem o sistema parla- mentar brasileiro, de então, um “parlamentarismo às avessas’’​

Respostas

respondido por: gabrielygsilva2
30

Resposta:

A) O imperador do brasil

B) Através do poder moderador, o imperador tinha poderes para dissolver a Câmara dos Deputados e convocam novas eleições, descaracterizando as finalidades do Parlamento.

espero q ajude <3


joaoandresilva89: Obg linda
respondido por: Olokinhomeu1258
1

Resposta:

A Constituição de 1824 concedia o Poder Moderador como um "direito exclusivo e inalienável" do Imperador (que, naquela ocasião, era Dom Pedro I), cabendo a ele agir no sentido de "garantir o funcionamento" dos demais poderes.

Na prática isto significava que o voto, que já era dado a uma parcela bem pequena da população brasileira, tinha pouquíssima relevância: só podiam votar para o Legislativo e o Executivo a nível local e mesmo assim se qualquer Parlamento se tornasse um "obstáculo" para os interesses do Imperador (que era chefe também do Poder Executivo) ele poderia, por vontade própria, dissolvê-lo e convocar novas eleições.

Explicação:

Perguntas similares