O albinismo é uma condição que determina a ausência de pigmentação da pele. Na espécie humana, ela é condicionada por um gene recessivo a. Imagine um casal cuja mãe é homozigota recessiva e o pai é heterozigoto para essa condição. Qual é a probabilidade de o primeiro e o segundo filho nascerem com albinismo?
a) 1/4
b) 1/2
c) 3/4
d) 1/3
e) 2/3
Respostas
A probabilidade de isso ocorrer é de 1/4 ou 25%, sendo assim, a alternativa correta é a letra A. E para chegarmos nessa conclusão, é necessário lembrarmos de duas regras que nós geralmente aplicaremos em questões de genética.
- E que regras são essas ?
São duas, são elas :
- E o que nos diz a regra do E ?
Essa regra nos diz que sempre que a questão pedir a probabilidade de ocorrer alguma coisa E outra, nós devemos multiplicar as possibilidades separadamente, por exemplo : ''qual a probabilidade de a partir determinado cruzamento, nascer uma menina E um menino ?'' será de 1/4 ou 25%, já que a probabilidade de nascer um menino é de 1/2, assim como a probabilidade de nascer uma menina, logo : 1/2 x 1/2 = 1/4 ou 25%.
- E o que nos diz a regra do OU ?
Similar a regra do E, essa regra nos diz que sempre que a questão pedir a probabilidade de ocorrer alguma coisa OU outra, devemos somar as possibilidades separadamente, por exemplo : ''qual a probabilidade de nascer um menino OU uma menina ?'' seria de 100%, isso porque nós vamos pegar a probabilidade de ser menino e somar pela de ser menina, portanto : 1/2 + 1/2 = 2/2 = 1 = 100%.
Sabendo dessas duas regras, vamos resolver a questão.
Ela nos diz que o albinismo é uma condição que determina a ausência de pigmentação da pele, é uma doença de caráter autossômico recessivo. Sendo assim, nos pede para encontrarmos a probabilidade de dois filhos nascerem com albinismo, sendo a mãe homozigota recessiva e o pai sendo heterozigoto para essa condição.
- Vamos anotar os genótipos do casal :
- Fazendo o cruzamento entre o casal :
a a
A Aa Aa
a aa aa
A partir da análise desse quadro de Punnett, podemos inferir que :
1/2 (50%) dos genótipos são homozigotos recessivos (aa) e codificam alguém com a doença.
1/2 (50%) dos genótipos são heterozigotos (Aa) e codificam uma pessoa sem a doença.
Sendo assim, poderíamos nos confundir e marcar que a probabilidade de ter um descendente albino é de 50%, o que configura a alternativa B. Só que a questão pediu a probabilidade de o primeiro filho E o segundo filho nascerem com albinismo, então, pela regra do E temos que :
1/2 (probabilidade do primeiro filho ser albino) x 1/2 (probabilidade do segundo filho ser albino) = 1/4 ou 25%.
Para mais exercícios semelhantes, acesse :
https://brainly.com.br/tarefa/47310124
Bons estudos e espero ter ajudado :)