FUNCAB 2015, com modificações) Servem para explicar provisoriamente, orientar na busca de informações e verificar sua validade. São elaboradas a partir da observação do pesquisador, dos resultados de outras pesquisas, das teorias ou, até mesmo, da própria percepção do profissional. Por exemplo: “Se elevado grau de desorganização interna na família carente, então maior probabilidade de marginalização do menor”. Como muitas das atividades que o ser humano desenvolve, a pesquisa também precisa ser planejada (LAKATOS, Marconi. 1991, p. 128).
A etapa do planejamento da pesquisa que se relaciona ao citado é:
a. Formulação do problema de pesquisa.
b. Construção de hipóteses.
c. Detalhamento do marco teórico.
d. Inserção de gráficos, tabelas e figuras no relatório final.
e. Execução do pré-teste.
Respostas
respondido por:
10
A alternativa B é a que melhor apresenta o sentido da elaboração do planejamento segundo o enunciado, já que o recolhimento das hipóteses é necessário para explicar as observações propostas no argumento.
A hipótese é aquela que irá englobar os elementos necessários para o desenvolvimento da pesquisa.
Ela é diferente da formulação do problema, pois é preciso que o pesquisador tenha um problema a ser resolvido e após isso formule as hipóteses, onde ele poderá construir seu trabalho com embasamento qualitativo ou quantitativo, devendo sempre possuir referências teóricas de importância no assunto, para que seu trabalho possua veracidade e peso.
Perguntas similares
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás