Na história da filosofia, para a construção do conhecimento filosófico, são importantes três principais concepções de ciência ou de ideias de cientificidade. Com relação às concepções de ciência, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Concepção empirista.
II- Concepção construtivista.
III- Concepção racionalista.
( ) Apresenta a ciência como conhecimento racional dedutivo
( ) Apresenta a ciência como interpretação dos fatos observáveis
( ) Apresenta a ciência como uma construção de modelos explicativos para a realidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) III - I - II.
B) I - III - II.
C) I - II - III.
D) II - I - III.
Respostas
Resposta:
Letra A
Explicação: Concepção racionalista: entende a ciência como um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo e capaz de provar a verdade necessária e universal de seus enunciados e resultados, sem deixar qualquer dúvida possível. Assim como assegurava Galileu, a realidade possui uma estrutura matemática, e por isso, o objeto científico do racionalismo é matemático e retrata:
Concepção empirista: a ciência “[…] é uma interpretação dos fatos baseada em observações e experimentos que permitem estabelecer induções e que, ao serem completadas, oferecem a definição do objeto, suas propriedades e suas leis de funcionamento” (CHAUÍ, 2001, p. 320). Nesta concepção a experiência não possui a simples função de verificar e confirmar conceitos, mas tem o objetivo de produzi-los, e, por esse motivo, a teoria científica resulta das observações e dos experiment
O Construtivista: apresenta a ciência como uma construção de modelos
Resposta:
Explicação:
III- Concepção racionalista, I - concepção empirista, II- Concepção construtivista.