H1001 09) (G100732F5) Leia o texto abaixo. A formação dos continentes A divisão do mundo em continentes parece uma situação estática. Porém, se nos basearmos em um referencial de milhões de anos, tudo indica que não é bem assim. Segundo a Teoria da Deriva dos Continentes, existe um movimento, ainda que imperceptível dentro de nossa vivência de tempo, que faz os continentes se deslocarem lentamente. [...] De acordo com essa teoria, em determinada época, há centenas de milhões de anos, todos os continentes formavam um só bloco, a Pangeia [...]. Ao longo de milhões de anos, I...] a Pangeia dividiu-se inicialmente em duas partes: Gondwana e Laurásia. Daí em diante, as partes foram sendo fragmentadas, até assumirem a forma atual. [...] IBGE. A formação dos continentes. Disponível em: . Acesso em: 12 ago 2019. Fragmento Com base nesse texto, a atual configuração da divisão dos continentes ocorreu devido A) à ação das massas de ar. B) à atuação dos ventos alísios. C) ao deslocamento das correntes marítimas. D) ao giro do planeta ao redor de si mesmo. E) ao movimento das placas tectônicas.
Respostas
Resposta:
LETRA E
Explicação:
A alternativa correta sobre a formação dos continentes é a Letra E (ao movimento das placas tectônicas.)
A teoria que explica a formação dos continentes surgiu da Deriva dos Continentes, quando acreditava-se que o mundo era formado por um único continente: Pangeia.
Essa teoria foi idealizada por Alfred Lothar Wegener em 1915, explicando ainda que esse continente era cercado por um único oceano, o Pantalassa.
Para confirmar a sua teoria Wegener se baseou nos fósseis de vegetais e animais que foram encontrados em diversos continentes distintos, como plantas tropicais em ilhas do Ártico.
Outra prova muito conhecida levantada por ele era que os continentes se encaixavam, como as Terras Altas Escocesas e os Montes Apalaches.
Para saber mais sobre a formação dos continentes clique em:
https://brainly.com.br/tarefa/4726025
Bons estudos!