Entre as diversas causas para as síndromes podemos citar as monossomias e as trissomias. Assinale a alternativa que contém, respectivamente, uma monossomia e uma trissomia.
Respostas
Mas as principais trissomias são nos cromossomos 21 ( síndrome de Down) do cromossomo 18 ( síndrome de Edwards ) do cromossomo 13( Síndrome de Patau) e do cromossomo X ( as mulheres com essa trissomia são conhecido com super fêmeas)
E as monossomias geralmente são incompatíveis com a vida mas existe alguma exceções como a síndrome de Turner onde falta um cromossomo X ( todos os pacientes são mulheres) ( é uma monossomia completa mas compatível com a vida)
e tem as monossomias parciais como que podem ser no cromossomo 5, 1 ou 21 ( quando a monossomia é parcial, isto é, falta apenas uma porção do cromossomo , a criança com esse defeito pode nascer mas vai apresentar alguns sintomas que variam de acordo com o grau do defeito genético )
Resposta:
Síndrome de Turner e Síndrome de Down.
Explicação:
Analisemos as opções expostas:
Síndrome de Turner e Síndrome de Down.
Síndrome de Down e Síndrome de Turner.
Síndrome de Edwards e Síndrome de Patau.
Síndrome de Patau e Síndrome de Down.
A Síndrome de Turner é uma doença rara causada por alterações nos cromossomos sexuais femininos. No par XX, somente um cromossomo é normal. Pode haver uma série de anormalidades no outro cromossomo X, desde a falta completa até a ausência parcial dele.
A Síndrome de Edwards é a Trissomia do cromossomo 18, descrita em 1960 por John H. Edwards, hoje a trissomia do 18 apresenta trissomia regular sem mosaicismo, isto é, cariótipo 47, XX ou XY, +18.
A Síndrome de Patau é a doença é caracterizada por uma trissomia do cromossomo 13.
A Síndrome de Down, é a condição genética causada pela presença de três cromossomos 21 nas células dos indivíduos, em vez de dois. Por isso, também é conhecida como Trissomia do cromossomo 21