08) (H110266F5) Leia o texto abaixo. [...] A escravização africana no Brasil passou a sofrer incentivos da Coroa após 1570 e, assim, [...] a partir de 1580, chegavam ao nordeste brasileiro pelo menos dois mil escravos africanos por ano [...]. Os escravos eram trazidos ao Brasil em embarcações conhecidas como navios negreiros e em condições extremamente precárias. Era comum que metade dos cativos trazidos morresse durante a viagem em razão dessas más condições. [...] SILVA, Daniel Neves. Escravidão no Brasil Colonial. In: História do Mundo. Disponível em: Acesso em: 2 ago. 2018. Fragmento Esse texto mostra que as relações econômicas entre portugueses e africanos, no período Colonial, foram marcadas pela A) ausência de conflitos territoriais. B) aversão à religiosidade católica. C) exploração de mão de obra. D) igualdade em termos políticos. E) rejeição à cultura ocidental. BLO2H10
Respostas
Resposta:
C) Exploração de mão de obra.
Explicação:
Espero ter ajudado ☺️
Esse texto mostra que as relações econômicas entre portugueses e africanos, no período Colonial, tinham como base a C) exploração de mão de obra.
O texto descreve as relações pouco amistosas que se desenvolveram no início da colonização portuguesa sobre o Brasil, cujas principais características estiveram em torno da exploração de mão-de-obra local.
Os portugueses viam os africanos como seres inferiores, e não somente os exploravam, como impediam os mesmos de manifestarem suas próprias tradições e mostras culturais.
Representou, portanto, um período bastante crítico à população africana, que até hoje apresenta duras consequências, as quais são manifestadas em situações de preconceito e discriminação.
Veja mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/771243