Um depósito mineral que passa a ser explorado é denominado mina, Quais são os dois tipos de minas para exploração dos minérios da crosta terrestre? Descreva as características de cada uma. POR FAVOR, EU TO EM PROVA
Respostas
Explicação:
A mineração representa uma das atividades econômicas e industriais que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento socioeconômico do país. A exploração de recursos minerais no Brasil está ligada com a sua própria história, desde o seu período de ocupação em busca pelo ouro no interior do país.
O Brasil é considerado um dos países com maior potencial mineral do mundo, produzindo aproximadamente 70 substâncias minerais (21 dos grupos de materiais não metálicos e 45 dos não metálicos e 4 dos energéticos). Segundo o Departamento Nacional de Produção Mineral, trata-se de uma atividade bastante diversificada.
Também de acordo com o departamento, estão localizadas, no Brasil, cerca de 3.354 minas, sendo 159 de grande porte. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), há no país mais de 8 empresas mineradoras distribuídas entre as regiões. Veja a seguir onde há maior concentração dessas empresas:

Distribuição das companhias mineradoras nas regiões brasileiras, segundo dados do Departamento Nacional de Produção Mineral.
Saiba também: A mineração na Região Norte
O setor mineral representa 4,2% do Produto Interno Bruto do país e cerca de 20% do valor das exportações brasileiras, segundo o Ministério de Minas e Energia. É previsto para o Brasil, por meio do Plano Nacional de Mineração 2030, divulgado pelo mesmo Ministério, que sejam investidos em pesquisa mineral, mineração e transformação mineral, cerca de US$ 270 bilhões até o ano de 2030.
No ano de 2011, segundo o Ibram, o Brasil alcançou seu melhor índice, produzindo cerca de US$ 50 bilhões. Atualmente, o país é o maior exportador mundial de ferro e nióbio e o segundo maior de manganês e bauxita, de acordo com dados do DNPM
- Principais minérios encontrados no Brasil (2012/2013), segundo pesquisa da Academia Brasileira de Ciências:
Minério
Reserva (em 1000 toneladas)
Principais minas
Amianto
10515
Cana Brava (GO)
Bauxita
590000
São Lourenço (MG), Juriti (PA), Paragominas (PA), Itamarati de Minas (MG).
Carvão
2154000
Criciúma (SC), Candiota e outras 20 minas no Rio Grande do Sul.
Cobre
11419
Chapada (GO), Sossego (PA), Salobo (PA), Caraíba (BA).
Estanho
341033
Bom Futuro (RO), Massangana (RO), São Lourenço (RO)
Ferro
19948000
33 no Quadrilátero Ferrífero (MG) e no estado do Pará.
Nióbio
10565
Barreiro (MG), Boa Vista (GO).
Ouro
2,6
Fazenda Nova (GO), Aurizona (MA), Jacobina (BA), Morro do Ouro (GO), Pedra Branca do Amapari (AP), Crixás (GO), São Vicente (MT), São Francisco (MT), Santa Bárbara (MG), Sabará (MG), Cocais (MG), Caeté (MG).
Níquel
2079
Santa Rita (BA), Buriti (GO), Barro Alto (GO), Niquelândia (GO), Onça-Puma (PA).
Leia mais: Principais minérios brasileiros
O Brasil importa e exporta minérios, visto que sua produção não é suficiente para todos os minérios. Os principais destinos dos minérios brasileiros são países como o Canadá, Estados Unidos, China, Japão e Países Baixos. São exportados, principalmente, alumínio, cobre, ferro, estanho, manganês, níquel, nióbio e ouro. Já a origem das exportações são de países como Estados Unidos, Peru, Chile, Rússia e China. São importados minérios como ferro, cobre, estanho, alumínio.