Um corpo de massa de 10 kg parte de repouso do alto de um plano inclinado de um ângulo θ = 30°,conforme representa a figura, escorregando sem sofrer ação de atritos ou da resistência do ar até atingir um plano horizontal áspero de coeficiente de atrito cinético μ = 0,20. Sabendo que o corpo gasta dois segundos para descer o plano inclinado, determine:
a) A duração total do movimento
b) As distâncias percorridas pelo corpo no plano inclinado e no plano horizontal
Respostas
Resposta:
A) Tempo de 7 segundos
B) Percorreu 35 metros
Explicação:
Primeiramente, temos dois momentos:
1) Quando o corpo está descendo, sem atritos
2) Quando o corpo está no plano horizontal, em movimento uniformemente variado, com a inércia que adquiriu na situação 1)
Após isso, vamos calcular as forças na situação 1):
Como o problema diz que não há atrito na situação 1, não existe necessidade de calcularmos a força Pn atuante sobre o bloco, somente Pt, a única responsável por alterar seu movimento:
Portanto, temos uma força de 50N atuando sobre o objeto. Nosso intuito é calcular a aceleração, e sabemos que F = m * a, logo:
Usando essa informação, podemos inferir que durante 2 segundos a 5m/s² percorremos 10m. Guardemos esse dado para depois.
Sabendo que a aceleração é 5m/s², a velocidade inicial = 0 e o texto nos dando que esta etapa durou 2 segundos, usando a fórmula de velocidade final por tempo e aceleração, obtemos:
Portanto, ao encostar na etapa 2), a partícula tinha a velocidade de 10m/s
Nosso próximo passo é calcular o Fat, dado por:
Novamente, sabendo que F = m * a, obtemos:
O móvel adquiriu aceleração retardada de 2m/s² ao entrar em contato com a superfície áspera.
Considerando que a Fat é contrária ao movimento, vamos adotar a partir de agora nos cálculos que seu sinal é negativo.
Usando a equação de MUV sem o tempo, considerando que a velocidade final é 0 (quando a partícula para), a velocidade inicial de 10m/s e aceleração de -2m/s², temos:
Portanto, a partícula percorreu 25m.
Somando 25m + 10m do movimento 1), obtemos 35m.
A partir de agora, só nos resta saber quando tempo a partícula demorou na etapa 2) até parar, usando a seguinte fórmula (velocidade inicial de 10m/s, aceleração de -2m/s² e velocidade final de 0m/s):
Sabendo que a etapa 1) demorou 2 segundos e a etapa 2) demorou 5 segundos, obtemos 5+2 = 7 segundos.