Em 1831 foi criada a Guarda Nacional. Qual foi os motivos que levou a criação deste corpo armado, quempodia dela participar e qual era a sua função?
Respostas
Durante o período regencial, observamos a eclosão de vários levantes que questionavam a autoridade exercida pelos novos mandatários do poder. Ao manter a estrutura política centralizadora do governo imperial, os regentes apenas eclodiram a forte insatisfação que se dirigia contra o autoritarismo da época. Vale ainda lembrar que, nessa mesma época, os quadros do exército brasileiro eram bastante limitados e não poderiam controlar todas as situações de conflito.
Buscando resolver tal situação, os dirigentes da regência autorizaram a criação de um novo organismo armado para assegurar a estabilidade política do país. Em agosto de 1831, a Guarda Nacional foi criada com o propósito de defender a constituição, a integridade, a liberdade e a independência do Império Brasileiro. Além disso, pelo poder a ela concedido, seus membros deveriam firmar o compromisso de sedimentar a tranquilidade e a ordem pública.
Para formar esse novo braço armado, as autoridades oficiais estipularam que todo o brasileiro, entre 21 e 60 anos de idade, que tivesse amplos direitos políticos, deveria compor os quadros dessa instituição. Ao limitá-la somente aos chamados “cidadãos ativos” (eleitores e elegíveis), o governo excluía qualquer possibilidade de participação de pessoas de origem popular. De fato, temos aí um claro indício de quais interesses a Guarda Nacional deveria verdadeiramente assegurar.Resposta:
Explicação:
A Guarda Nacional foi criada em 1831, no Período Regencial. O objetivo era formar um grupo armado que protegesse os ideais do Império, frente à reivindicações do exército. Também deveriam manter a ordem interna. Podiam participar cidadãos com direito ao voto, ou seja, a elite.
Guarda Nacional
No Período Regencial ocorreram inúmeras revoltas motivadas pelo autoritarismo do governo. Na época, alguns membros do exército também tinham reivindicações que não eram do interesse do regime, além de não conseguirem controlar os conflitos.
A Guarda Nacional foi criada nesse contexto, com objetivo de resolver a situação e proteger os interesses do império.
A elite formava os quadros da Guarda Nacional e o título de coronel era comprado junto ao Estado. Proprietários de terra adquiriram o título e ficaram responsáveis pela organização das milícias.
A Guarda Nacional serviu como instrumento de repressão contra a população, era usada para defender interesses particulares de seus membros e foi marcada pelo abuso de poder.
Leia mais sobre o Coronelismo, que tem origem na figura desse coronel: https://brainly.com.br/tarefa/2553853
#SPJ2