• Matéria: Geografia
  • Autor: gabrielferreiragffe
  • Perguntado 3 anos atrás

Os crisântemos da espécie Chrysanthemum cinerariaefolium produzem substâncias chamadas piretrinas, que possuem propriedades inseticidas e repelentes de insetos. Em pessoas com asma podem provocar falta de ar e irritação nas vias respiratórias. Por isso, pessoas com essas condições devem evitar crisântemos em casa.
Outras plantas também podem oferecer riscos à saúde. Pesquisem dois outros
exemplos e compartilhem as informações obtidas com o restante da turma.

Respostas

respondido por: kt457905
6

Resposta:

Explicação:

Folhas coloridas e flores chamativas e cheirosas. São várias as características que deixam as plantas atrativas aos nossos olhos. Entretanto, o que muitos esquecem é que essas mesmas plantas podem esconder substâncias que apresentam grande toxicidade.

Todos os anos uma grande quantidade de acidentes com plantas tóxicas ocorre no Brasil. Isso se deve ao fato de que muitas possuem interesse ornamental e, por isso, são encontradas facilmente em jardins, residências e até em locais públicos.

Segundo o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINITOX), 60% dos registros de intoxicação por plantas ocorrem em crianças menores de nove anos e, na grande maioria das vezes, de forma acidental. Sendo assim, a atenção deve ser redobrada no que diz respeito a plantas de fácil acesso a crianças.

Observe a seguir exemplos de algumas plantas que causam risco à nossa saúde e são facilmente encontradas no Brasil:

Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima) - Essa planta altamente conhecida apresenta substâncias tóxicas em todas as suas partes. Aquela substância leitosa (látex) produzida pela planta pode provocar irritações na pele, como coceiras e sensação de queimação. Caso a planta seja ingerida, pode causar vômitos e diarreias, além de causar inchaço na boca e língua. Em contato com o olho, pode causar irritações e prejudicar a visão.


kt457905: ajudo
Perguntas similares