Fazer uma pesquisa sobre o uso de " tecnologia na produção de medicamentos". Destacar os principais aspectos desta tecnologia , explica o que são medicamentos FITOTERAPICOS. medicamentos SINTÉTICOS e medicamentos BIOLÓGICOS.
por favor alguém me ajude
Respostas
Resposta:
A introdução de novas tecnologias na produção de medicamentos é cada dia maior e mais importante sob o aspecto da qualidade, de modo a produzir medicamentos que atendam às suas especificações e às exigências das autoridades sanitárias quanto a eficácia e segurança, bem como para a descoberta de novos fármacos e transformação destes em novos medicamentos. Para tanto as empresas devem buscar novas tecnologias e profissionais capacitados para trabalhar com estas inovações. O principal objetivo de se adquirir conhecimento tecnológico é melhorar a capacidade tecnológica da empresa e por consequência a sua sofisticação tecnológica, além de absorver a nova tecnologia, as empresas devem ser capazes de adaptá-la e melhorá-la.
Nos dias de hoje vários são os fatores que motivam a grande competição na indústria farmacêutica, dentre os quais podemos citar: a elevação dos custos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) de novos medicamentos, o avanço dos medicamentos genéricos, e a ampliação dos mecanismos públicos e privados de regulação com o objetivo de reduzir custos com a aquisição de medicamentos. Em resposta a esses fatores, as companhias farmacêuticas globais usam novas estratégias comerciais como as grandes operações de fusões e aquisições, principalmente de empresas de biotecnologia e de pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos.
A produção de medicamentos sólidos e semi-sólidos é atualmente maior e mais representativa que a produção das demais formas farmacêuticas. As vias de administração oral e tópica, para as quais se aplicam essas formas farmacêuticas, permitem sua administração pelo próprio paciente, o que pode favorecer sua adesão ao tratamento. Por outro lado, o custo de produção dessas formas farmacêuticas é mais baixo que o de outras formas farmacêuticas mais complexas. O desenvolvimento de novos medicamentos de uso oral supera o de uso por outras vias, fenômeno este semelhante ao que observamos para os medicamentos genéricos. Em segundo lugar estão as formas farmacêuticas de uso tópico, seguidas pelas formas injetáveis. Destacamos aqui a produção de comprimidos, por exemplo, cujo nível de avanço tecnológico permite sua produção em grande escala atingindo milhares de unidades por hora. Um dos grandes desafios na produção de comprimidos está em encontrar o melhor método de manipulação. Não obstante o nível variável de complexidade na sua manipulação, tendo em vista que o fármaco ou princípio ativo que será administrado, não está pronto por si para sua administração e posterior absorção, há ainda um nível de complexidade intrínseca à forma farmacêutica. Esta, portanto, pode ser menos complexa servindo-se somente como simples veículo ou transportador do princípio ativo, constituindo assim um sistema de liberação, convencional ou simples ou ser de maior complexidade, servindo como sistema modificador da liberação do princípio ativo (ex.: sistema de liberação controlada, prolongada, retardada, entre outras), neste caso servindo, portanto, como facilitador ou limitador do seu processo de fabricação. Apesar dos princípios destes processos serem os mesmos a várias décadas, ainda há espaço para inovações, sejam relacionadas aos equipamentos e processos, à formulação, à forma farmacêutica e ao processo de fabricação que são tão importantes quanto a qualidade dos insumos e dos equipamentos utilizados.
Independentemente do processo de produção selecionado, o profissional dos dias atuais deve buscar o que há de melhor, e um dos bons caminhos da inovação tecnológica é atualmente o que se denominou na língua inglesa de Quality by Design (QbD). Para entendermos o que é Quality by Design devemos pensar no processo global, qualidade total. Significa projetar e desenvolver formulações e processos de fabricação que garantirão a qualidade pré-definida dos medicamentos, em sentido mais amplo, o total entendimento e controle das variáveis de formulação e processos que afetam a qualidade de um medicamento. A QbD demanda inovação e desenho do espaço que será utilizado para produção e desenho dos experimentos que é a concepção e desenvolvimento do medicamento e do processo de fabricação para cumprir com o perfil de qualidade especificado. Uma das principais características desta metodologia é o monitoramento e adaptação constantes para produzir com qualidade ao longo do tempo, no QbD o produto sempre cumpre com as especificações. Começou a ser aplicado nos EUA em 2007 e no Brasil nenhuma empresa se destaca por utilizar esta metodologia. (6)
O desejado na Gestão da Tecnologia de Produção de Medicamentos é que os objetivos sejam compartilhados com a sociedade e órgãos reguladores, qual seja, que a indústria farmacêutica seja eficiente, ágil, flexível e que produza medicamentos confiáveis e de alta qualidade.
Espero ter ajudado