Compare o mapa "Capitanias hereditárias (século XVI)", na página 147, com um mapa da divisão política atual do Brasil e identifique semelhanças e diferenças entre eles.
Respostas
Resposta: Capitanias hereditárias foi um sistema administrativo implementado pelo Coroa no Brasil em 1534.
Esse sistema consistia em dividir o Brasil, em faixas de terras (foram criados 14 capitanias, divididas em 15 lotes); Esses lotes eram doados pela coroa a nobres de confiança. Esses nobres "moravam" nas terras e pagavam impostos para a Coroa, que na época, não tinha condição de colonizar as terras, por isso o Brasil foi dividido entre os nobres.
Se você olhar o mapa do Brasil, vai ver que está tudo dividido por conta das cidades e suas fronteiras.
A comparação que fica é que: O Brasil foi divido na época colonial por conta das capitanias hereditárias e ainda continua "divido" por conta das fronteiras e das cidades. Pode-se perceber isso no mapa das capitanias hereditárias e no mapa político do Brasil.
Explicação:
Resposta/Explicação:
- Entre o mapa das capitanias hereditárias e o mapa do Brasil atual as semelhanças estão em algumas capitanias permaneceram como Estados, como é o caso do Maranhão, do Ceará, de Pernambuco e Espírito Santo. Outras capitanias permaneceram, porém com nomes um pouco modificados como é o caso do Rio Grande que se tornou Rio Grande do Norte, Baía de Todos- os-Santos que se tornou Bahia. Há, ainda, o caso de capitanias que batizaram cidades, como é o caso de Itamaracá, Ilhéus e Porto Seguro. A principal diferença é o tamanho do território do Brasil e o formato das capitanias e estados.