Respostas
Resposta:
Cálice
[O título da canção tem um duplo significado. Além do que a escrita mostra, o som da palavra “cálice” se refere ao imperativo do verbo calar, ou seja, “cale-se”. Fazendo uma analogia entre o sofrimento enfrentado pelos brasileiros no período e a Paixão de Cristo, o mesmo cálice que, segundo a tradição cristã, servia o sangue de Cristo, também servia o sangue de pessoas torturadas e mortas durante a Ditadura Militar no Brasil].
Presidente Bossa Nova
[Composta no final da década de 1950, a música de Juca Chaves faz referência ao presidente da época, Juscelino Kubitschek. O fato do político ter assumido o cargo próximo ao período do início da Bossa Nova, 1958, deu título à canção. Repleta de ironias, a música critica as viagens que JK realizava, seu gosto por voar e o fato de um parente do então presidente ter tirado vantagem e se aproveitado da prestação de serviço público].
Zé Ninguém
[Lançada em 1991, Zé Ninguém, do grupo Biquíni Cavadão, faz uma série de críticas ao contexto do período. A música foi produzida ao longo do processo de impeachment de Fernando Collor. A canção é sobre os benefícios desfrutados por uma pequena parcela da população, como grandes empresários e políticos. Além disso, faz críticas à corrupção no país e ao setor judiciário].
.
.
.
Espero ter ajudado. Bons estudos!