Dos 8,5 milhões de quilômetros quadrados que formam o espaço
brasileiro, cerca de 70% são constituídos por terras não aproveitadas economicamente, ou seja, onde não há lavouras nem criação de gado. A agricultura é praticada em apenas 7,5% e as áreas de pastagem dominam 21% do território. Portanto há uma
subutilização do espaço geográfico brasileiro no que se refere ao seu
aproveitamento para fins agrícolas. Paralelamente ao pouco uso, existe o problema da concentração da estrutura fundiária: as terras
agricultáveis encontram-se nas mãos de poucos proprietários, o que vem gerando conflitos no meio
rural brasileiro e justificando uma política de reforma agrária.
Considerando tal afirmação, explique;
a) algumas causas dos conflitos no campo;
b) o significado e os objetivos da reforma agrária;
c) o significado de estrutura fundiária.
Respostas
Resposta:
a) a subutilização do espaço geográfico brasileiro no que se refere ao seu aproveitamento para fins agrícolas. Paralelamente ao pouco uso, existe o problema da concentração da estrutura fundiária: as terras agricultáveis encontram-se nas mãos de poucos proprietários.
b)Significado: Reforma agrária é a reorganização da estrutura fundiária
Objetivo: de promover a distribuição mais justa das terras ,e proporcionar a redistribuição das propriedades rurais, ou seja, efetuar a distribuição da terra para realização de sua função social.
c) corresponde ao modo como as propriedades rurais estão dispersas pelo território e seus respectivos tamanhos, que facilita a compreensão das desigualdades que acontecem no campo.
Explicação:
Foi oque eu fiz, não sei se estar certo