• Matéria: História
  • Autor: ReiDaBomba
  • Perguntado 3 anos atrás

PORFAVOR RESPONDEM LOGO

Leia o texto a seguir.

Nos fins da Idade Média, a situação política da Europa passou por importantes transformações. A ascensão da burguesia trouxe a necessidade de se eliminar as autoridades e cobranças locais. Em seu lugar, um monarca teria a função de padronizar as políticas fiscais e monetárias de um mesmo território. Ao mesmo tempo, os grandes proprietários de terra se sentiam ameaçados pelas revoltas camponesas que ameaçavam seu antigo poderio político.

Nesse contexto, os monarcas se fortaleciam a partir do expresso apoio dado por nobres e burgueses. Por um lado, a burguesia pagava impostos para o financiamento de exércitos capazes de impor a autoridade real e fixar os impostos e moedas utilizadas em um mesmo território. Por outro, os senhores feudais abriam mão de sua influência política local para que o monarca assumisse a função de preservar as terras e privilégios da classe nobiliárquica. [...]

Disponível em: . Acesso em: 4 jul. 2013.
Sabe-se que o Absolutismo foi um processo de fortalecimento do poder real, que ocorreu no fim da Idade Média e início dos tempos modernos, principalmente em Portugal, na Espanha, na Inglaterra e na França. Considerando o que foi apresentado no texto, dentre as condições que contribuíram para centralização monárquica nesses países, NÃO podem ser citados fatores:

Grupo de escolhas da pergunta

A) econômicos, como a produção têxtil em máquinas a vapor.

B) religiosos, como a diminuição da influência da Igreja nas decisões políticas.

C) culturais, como o surgimento do pensamento antropocêntrico, que valorizava a cultura do homem.

D) políticos, como a aliança entre o rei e a burguesia.

E) sociais, como a ascensão da burguesia como classe social influente e a diminuição do poder da nobreza feudal.

Respostas

respondido por: antonio94carlos207
0

Explicação:

que mensagem a crônica transmite comentem

Perguntas similares