Respostas
Resposta:
cadê o resto da questão?
Viscosidade: um líquido se apresenta menos viscoso que um sólido e com viscosidade maior que a de um gás. Mas o que é viscosidade? É a resistência ao escoamento.
Como o líquido é um fluido, a sua forma vai depender do recipiente em que está confinado, mas mantém o volume constante, o que se difere de um gás que ocupa todo o recipiente onde se localiza e não tem volume fixo. Porém, as moléculas de um líquido possuem maior liberdade de movimento do que as de um sólido, mas menores que as moléculas de um gás.
Compressão: os líquidos são menos compressíveis que os gases, nesse caso se assemelham com os sólidos onde é necessária uma elevada pressão para reduzir o volume. No estado líquido as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e as forças de repulsão são um pouco maiores.
Tensão superficial: os líquidos possuem Tensão superficial, que é a tendência de minimizar sua área superficial. Isso ocorre porque as moléculas que ficam na superfície de um líquido são atraídas pelas moléculas de dentro do líquido, gerando uma tensão na superfície. Esse fato explica, por exemplo, porque um pedaço de madeira pode flutuar na água, é devido às forças de atração intermoleculares dos líquidos.
Evaporação: essa propriedade é muito importante, já que os líquidos apresentam uma tendência enorme de se evaporar, ou seja, de se transformar em gases. Essa transformação ocorre quando as moléculas na superfície são forçadas a sair e deixar o líquido, isso porque certa fração adquire energia para vencer as forças intermoleculares e escapar. A perda dessas moléculas que se movimentam mais rapidamente é o que chamamos de evaporação.