• Matéria: Artes
  • Autor: alc08141
  • Perguntado 3 anos atrás

O fator mais importante para fomentar a criatividade é a motivação. Fatores como personalidade atuam de forma coadjuvante no processo criativo. Assim sendo, o ator principal para o processo criativo, com papel de destaque, é a motivação relacionada ao ambiente que mais propicia essa sensação.

FONSECA, A. N. O processo criador no ensino de moda. Tese (Doutorado em Artes Visuais) USP – Universidade de São Paulo, 2015.

A partir das informações do texto, avalie as asserções, a seguir, e a relação proposta entre elas.

I. A criatividade implica em uma força crescente e em constante transformação. O potencial criativo surge de múltiplos níveis do ser sensível-cultural-consciente, materializado em diversas formas ou possibilidades de representação.

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II. No universo consciente de um ser criativo, o papel da memória é fundamental, bem como relacionamentos a associações despertadas por ela. O ser humano recolhe-se de experiências anteriores à lembranças de resultados obtidos para orientar-se em possíveis ações solicitadas no dia a dia da vida.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

Respostas

respondido por: lapohpbs
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Resposta:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Explicação:

Em  um  projeto  de  design  o  ponto  de   p artida  é  a  expressão  de  uma  necessidade. Quando  se  conf igura  algo  e  o  def ine,  surgem  no vas  possibilidades  ( OSTROWER, 1997). A criatividade implica em uma força crescente e em constante transformação. O potencial  criativo  surge  de  múltiplos  n íveis  do   ser  sensível -cultural -consciente, materializado em diversas formas ou possibilidades de represent ação.  Ostrower  (1997)  afirma  que  somente   a nte  um  a to  intencional,  o u  seja,  de  um  ser consciente é  que faz  sentido  a  criação.  Na visão da a utora, criação é   o  surgimento de soluções para u m problema concebido interligadas ao imaginário.    Num  se ntido e volutivo,  o   homem  biologicamente  toma  consciência  de   seu  mundo com  estímulos  advindos  da  cu ltura.  A  f ormação  de   padrões  ou  vínculos  in dividuais  e coletivos influenciam na produção p rática e  intelectual que serão refe rências em no vas visões  de  realidade.  A  constante  mutação  social  e  a  quebra  de  paradigmas  permitem ao  Design  ser  uma  área  centralizadora   na   concepção  de  p rojetos  carregados  d e simbolismo e de informações educativas. O  homem  e stabelece  relacionamentos  entre  múltiplos  eventos  que  ocorrem  e  dá significado  às  coisas  como  f orma  de   interpretar f enômenos.  Criar  é  o rdenar  e   o rientar tais  fenômenos  individualmente.  O  p otencial  criativo  d a  e spécie  humana   se  converte em  necessidades  existenciais  criadas  por  ela  própria .  Uma  metodologia  criativa  de ve assegurar  a  assimilação  do  conhecimento  técnico,  científ ico  e  cultural  à  prática  de ações  e  de  atitudes  despertadas  na  o btenção  de  soluções  inovadoras  para  um problema sugerido.  Para  tanto,  n a  Educação  do  Design  é  necessário  desenvolver  no  projetista  o s seres  sensível,  cu ltural  e  consciente  pa ra  obter-se  criatividade.  O  primeiro  deles  é quando  a  criação  articula -se  principalmente  através  da  sensibilidade.  Poder  receber  e  para  obter-se  criatividade  é  o  ser  consciente  no  qual guia  o  indivíduo  à  sua  existência  individual  o u  coletiva.  A poia -se  na  fo rma  intelectual que  gera  o  modo d e  sentir  e  de  pensar f enômenos  ou  d e  articulá -los  pa ra  a  busca  d e conhecimento.  No  universo  consciente  de   um  ser  criativo  o  papel  da  memória  é  fundamental, bem  como  relacionamentos  e   associações  d espertadas  por  e la.  O  ser  humano recolhe-se  de  experiências  an teriores  à  lembranças  de  resu ltados  obtidos  para orientar-se  em  possíveis  a ções  solicitadas  no  dia -a-dia  da  vida.  De  acordo  com Ostrower  (1997,  p.  18),  “a  memória  articula  os  seres  necessários  p ara  a  criatividade, faz-se  conhecer,  n o  curso  das  a ções,  como  u ma  espécie  d e  g uia  a ceitando  ou rejeitando  certas  op ções  e   sugestões  contidas  no  ambiente”.  Nossa  memória  reativa conteúdos a  cada  momento  que  se  ba seiam  na  ativação de  certos co ntextos e  não  de fatos  isolados.  Similar  ao  da  percepção,  a  memória  articula  inf ormações  e experiências  entre  o  que   lembramos,  pensamos  ou  imaginamos.  Po rtanto,  nossa memória seria não-factual sempre com novas interligações e configurações.   Um  p rojeto  criativo  en volve  a  educa ção  do  projetista.  O  d esempenho  e  o envolvimento do desenhador em sua tarefa é um fator determinante para o ato criativo. Gomes  (2004)  def ine  desenhador  ou  projetista  como  o   prof issional  que  participa  da construção  de  características  técnico -formal,  estético-formais  e   lógico-informacionais em  produtos  industriais .  O  projeto  de  Design  é  con stituído  por  u m  conjunto  de atividades p ara  a  criação  de  produtos  industriais relativos  a  lugares, à  ferramentas e  a  utensílios,  com  os  quais  ampliam  nossa  capacidade  sensorial  e   a  elementos  de suporte  visual  qu e  informam  e  traduzem  ações  ou   ideias.  Então,  Design  é  o equacionamento  de  fa tores  ergonômicos,  estéticos,  e conômicos  e   ecológicos  no projeto.  O  proje to  criativo  é  aquele  no  qual  se  utiliza  o  Design  como  estruturador  e condutor  de  necessidades  f ísicas  e   p síquicas  necessár ias  à   vida  e  ao  bem -estar  de um  ind ivíduo  o u   sociedade.  Agir  criativamente  é  t ornar  o   projeto    sinô nimo  de qualidade de vida e de progresso científ ico -tecnológico.    

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