• Matéria: ENEM
  • Autor: agathaguizzi4
  • Perguntado 3 anos atrás

Como podemos definir o conceito de espécie para a ecologia?
( )Seres vivos semelhantes entre si e capazes de se reproduzirem em ambiente natural gerando descendentes férteis , ou seja, seres capazes de se reproduzirem e seus filhotes também terem a capacidade de terem filhotes.
( )Seres vivos que são muito parecidos apenas na aparência.
( )Todos os seres vivos são considerados da mesma espécie.​

Respostas

respondido por: vitoriasantos2843
1

Explicação:

Espécie pode ser definida como um grupo de organismos capazes de se reproduzir e originar descendentes férteis. Esse conceito, que propõe que mecanismos de isolamento reprodutivo sejam os responsáveis pela existência das espécies, também é conhecido como conceito biológico de espécie. Além desse, outros também são utilizados, como o conceito morfológico e o ecológico.

Leia também: Conceitos básicos e fundamentais para a compreensão da ecologia

O que é espécie?

Espécie é um conjunto de populações ou um grupo de organismos que tem potencial para cruzar entre si e produzir descendentes viáveis e férteis. Essa definição é conhecida como conceito biológico de espécie e é uma das mais utilizadas, mas não é a única, como veremos mais adiante.

Essa concepção diz que uma espécie não é definida apenas por suas características morfológicas, sendo observadas apenas as semelhanças físicas entre seus componentes, mas também pela capacidade de reprodução entre seus membros. Diante disso, espécies diferentes não conseguem se reproduzir ou, se conseguirem reproduzir-se e deixarem descendentes, estes não serão férteis.

Segundo o conceito biológico, indivíduos de uma mesma espécie são capazes de se reproduzir e originar descendentes viáveis e férteis.

A esse impedimento da reprodução dá-se o nome de isolamento reprodutivo, o qual acontece em consequência de fatores que impedem o fluxo gênico entre as espécies. Esses fatores podem ser classificados como barreiras pré-zigóticas, quando impedem que o acasalamento ou a fecundação ocorram, e pós-zigóticas, quando impedem que o zigoto formado a partir do cruzamento de indivíduos de espécies diferentes, denominados de híbridos, desenvolva-se e torne-se um adulto viável e fértil. Dentre os diversos fatores existentes, podemos citar, por exemplo:

Perguntas similares