Respostas
Resposta:
O termo filosofia cristã diz respeito a uma corrente do pensamento filosófico que tenta conciliar razão e fé na produção de conhecimento sobre o mundo. Essa doutrina filosófica teve os padres cristãos como principais filósofos. Eles tentavam explicar a existência divina através da ciência. E, paralelo a isso, instrumentalizavam o processo de evangelização, convertendo os chamados pagãos à doutrina cristã.
O surgimento da filosofia cristã coincide com a dissolução do Império Romano. Nesse contexto, além da estrutura política e de governo, foram dissolvidas as próprias instituições e, com isso, os centros onde aconteciam a difusão da cultura também foram desagregados. É a partir desse momento que entram em ação os primeiros filósofos considerados cristãos, cuja produção intelectual filosófica baseia-se nos dogmas do cristianismo sem questioná-los.
O que prega a filosofia cristã?
Com a dissolução do Império Romano, os representantes da filosofia cristã vão tentar estabelecer uma relação harmônica entre a estrutura racional de pensamento deixada como herança greco-romana e o pensamento cristão. Nesse contexto, ao mesmo tempo em que eles partem da fé como instrumento para compreensão da realidade, a própria fé serve como mecanismo de limitação aos questionamentos que poderiam ser empreendidos na busca de conhecimento.
Desse modo, a fé age como uma faca de dois gumes e estabelece uma relação paradoxal e limitadora dentro da filosofia cristã. A verdade dos dogmas são admitidas, mas não questionadas. Elas servem apenas como instrumentos de qualificação da argumentação racional para as evidências da explicação de Deus. Contudo, para os filósofos cristãos a concepção acerca da fé nesse contexto era de que ela atuava como definidora das metas a serem alcançadas, ao mesmo tempo em que evitava a ocorrência de falhas no processo de investigação.
Apesar da existência dessa estrutura central no pensamento expresso pela filosofia cristã, é possível identificar conflitos relacionados à hierarquização entre razão e fé dentro dessa corrente filosófica. Esses conflitos são refletidos na existência de, ao menos, três correntes distintivas das concepções filosóficas existentes. São elas:
Explicação:
copoa oque vc acha que e inporyante