1. O ciclo da água é o processo permanente de transformação da água na natureza, passando de um estado para outro (líquido, sólido ou gasoso). A todo esse processo de transformação e circulação da água dá-se o nome de ciclo da água ou ciclo hidrológico, que se desenvolve através dos processos de: a) evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração. b) liquidificação, solidificação e gasificação. c) evaporação, condensação, precipitação e solidificação. d) liquidificação, solidificação, gasificação, precipitação, infiltração e transpiração. e) condensação, precipitação, infiltração e transpiração.
Respostas
Resposta:
D
Explicação:
Resposta:
Letra A
Explicação:
Evaporação
No ciclo da água, esse é o processo de passagem do estado líquido para o gasoso. Esse fenômeno ocorre quando o calor emitido pelo sol aquece as águas superficiais do planeta (rios, lagos, mares, oceanos), criando condições para a água em estado líquido se transformar em vapor. Esse processo também ocorre através da transpiração dos seres vivos.
Condensação
É a mudança do vapor d'água para a forma líquida. Quando a temperatura do ambiente diminui, os gases retidos na atmosfera começam a se resfriar e o vapor passa pelo processo de condensação transformando-se nuvens, nevoeiros e, posteriormente, em gotículas de chuva.
Precipitação
É a parte do ciclo da água que envolve queda da água em forma de chuva, neve ou granizo. Esse fenômeno acontece quando a condensação de água chega a níveis críticos e as nuvens ficam carregadas ao ponto da água precipitar. A nuvem e granizo acontecem em regiões muito frias. Neste caso, a água condensada passa do estado gasoso para o líquido e do líquido para o sólido de forma muito rápida.
Infiltração
Quando a água condensada precipita, o solo encharcado passa a absorver a água por meio da infiltração. Parte dessa água precipitada colabora para a retroalimentação dos lençóis freáticos (reservatórios de água na parte subterrânea do planeta).
Transpiração
Boa parte das águas lançadas pelas chuvas e infiltradas no solo acaba por ser absorvida pelas plantas e servem para o desenvolvimento delas. Após realizar todos os processos necessários para a manutenção da vida, as plantas devolvem a água por meio do processo de transpiração.