• Matéria: Filosofia
  • Autor: KenzoCT7567
  • Perguntado 3 anos atrás

Um dos importantes comentadores de Aristóteles do mundo árabe foi Ibn Bãjja (1106-1138), conhecido no mundo latino por Avempace. Um argumento que esse filósofo utilizou para negar a tese Aristotélica sobre o movimento foi:

a) A luz movia-se mais lentamente na água do que no ar.

b) A luz movia-se mais rapidamente na água do que no ar.

c) A impossibilidade de os corpos celestes realizarem movimento instantâneo.

d) A impossibilidade de medir com precisão grandes velocidades.

e) Corpos mais pesados caem mais rápido.

Respostas

respondido por: matheusbanguelaluz
0

Resposta:

c-)

Explicação:

O segundo é o chamado de Aquiles. É este: O mais lento jamais será alcançado pelo que corre mais velozmente; antes é necessário que o perseguidor chegue, de onde se moveu o fugitivo. Desta sorte o mais lento estará sempre um pouco a frente.

Aquiles, conhecido pela sua velocidade, deixou uma tartaruga, animal conhecido pela sua vagareza, largar antes dele em uma corrida, perfazendo uma vantagem de dez metros.

No entanto, Aquiles não conseguiria alcançar a tartaruga, pois precisaria percorrer a distância da vantagem dada a ela. Como a distância é divisível ao infinito, ela jamais poderá ser percorrida.

A distância entre eles pode diminuir, mas não ser superada.

Vamos entender: em pouco tempo, Aquiles consegue alcançar os dez metros que a tartaruga teve de vantagem, como é esperado. Mas no intervalo de tempo em que gastou para percorrer os dez metros, a tartaruga avançou um metro. Quando Aquiles supera esse metro, a tartaruga já avançou 1/10 de metro.

Espero ter ajudado bons estudos :)

Perguntas similares