Categoria: Autor: 3º BIM - LP - Retomada: LUXO LIXO (3ª série) - 19.08.2021. “Identificar e analisar características próprias da linguagem literária da modernidade” Habilidade de suporte: “Relacionar a dimensão persuasiva da linguagem às diferentes vivências sociais visando a polemizar preconceitos e incoerências”. 19/08/21 - 3ª série EM - Língua Portuguesa - Retomada - LUXO LIXO 4 DE JULHO ...Quando eu passava na rua Eduardo Chaves, uma senhora chamou-me e deu-me umas panelas de aluminio, papeis e um quilo de carne assada com batatas. Creio que ela deu-me a carne por causa da Vera, que disse-lhe que gostaria de levar o seu berço para o Mercado e morar lá. Porque lá tem muitas coisas boa para comer. Que ela gosta de carne e quer casar com açougueiro. Já percebi que minha filha é revoltada. Ela tem pavor de morar na favela. ... Um dia apareceu aqui na favela uma preta que disse chamar Vitoria. Veio com um menino por nome Cezar. A preta disse-me que era empregada de Dona Mara, que dança na Boite Oasis na Rua 7 de Abril. Para eu emprestar-lhe um caderno de poesia e ir procurá-la na Avenida São João. A preta disse-me que estava estudando musica no Conservatorio Dramatico Musical. Quem indicou o meu barraco para a preta foi a Florenciana. Ela deu-me este endereço: Avenida São João, 190, 82 andar apartamento 23. O que deixou-me preocupada foi o predio ter 82 andar. Ainda não li que São Paulo tem prédio tão elevado assim. Depois pensei: eu não saio do quarto de despejo, o que posso saber o que se passa na sala de visita? Com a insistencia da Florenciana, eu emprestei. Leia o trecho acima e assinale a alternativa correta: A autora vivia isolada na favela por isso desconhecia o que se passava nos bairros nobres e no centro de São Paulo. A favela recebeu pessoas expulsas de suas terras ou de suas casas por motivos diversos; as pessoas que moravam ou nos bairros nobres não passaram por essa situação . Daí surgiram as metáforas usadas: quarto de despejo e sala de visitas. A favela era a bagunça e a sujeira e o centro, especificamente, a Avenida São João, o centro de São Paulo e os bairros nobres não se caracterizavam pela organização e pela limpeza. A favela era o único ambiente conhecido por Carolina Maria. Ela não conhecia a sala de visitas. O apartamento da Dona Mara era organizado, por isso foi comparado à sala de visitas, desconhecida por quem só conhece o quarto de despejo.
Respostas
respondido por:
8
Resposta:B
Explicação:
Eu estudei
Anexos:
douglasciccarellifil:
Valeu pela resposta gostosa
respondido por:
1
A respeito do trecho de "4 de julho" apresentado, podemos verificar que a favela recebeu as pessoas que foram expulsas de suas terras ou de suas casas por variados motivos, enquanto que as pessoas de bairros nobres não vivenciaram essa situação, assim como o apontado pela alternativa B.
A partir dessas constatações, podemos ver de onde surgiram as metáforas utilizadas, tais como: o quarto de despejo e a sala de visitas. O quarto de despejo para identificar locais onde pessoas que foram despejadas ficaram e a sala de visitas para identificar a capacidade de receber outras pessoas que a classe nobre teria.
Saiba mais em:
brainly.com.br/tarefa/4461173
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás