No artigo PCN: Caracterização da área da Geografia (p. 72, texto original) “A partir dos anos 60, sob influência das teorias marxistas, surge uma tendência crítica à Geografia Tradicional, cujo centro de preocupações passa a ser as relações entre a sociedade, o trabalho e a natureza na produção do espaço geográfico. Ou seja, os geógrafos procuraram estudar a sociedade por meio das relações de trabalho e da apropriação humana da natureza para produzir e distribuir os bens necessários às condições materiais que a garantem. Critica-se a Geografia Tradicional, do Estado e das classes sociais dominantes, propondo-se uma Geografia das lutas sociais. Num processo quase militante de importantes geógrafos brasileiros, difunde-se a Geografia Marxista.
Essa nova perspectiva considera que não basta explicar o mundo, é preciso transformá-lo. Logo, continuando a leitura desse parágrafo e os dois seguintes, elabore uma síntese, de cada parágrafo, que caracterize a área de ensino da Geografia no Ensino Fundamental.
Respostas
respondido por:
2
O ensino de Geografia tem como intuito construir uma referência de espaço para o indivíduo, demonstrando as mudanças que foram observadas ao longos dos anos e que foram promovidas pelo homem para garantir uma qualidade de vida melhor.
Além disso, a Geografia estuda os recursos naturais, a relação de indivíduo e natureza, além de trabalhar com a conscientização do seres humanos para elementos naturais que precisam ser preservados para a garantia de uma geração futura. O papel do professor é garantir que o aluno tenha um bom conhecimento e absorção do conteúdo e coloque em prática social a sua consciência espacial.
Bons estudos!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás