Respostas
Resposta:
O sangue chega no néfron através da arteríola aferente. O sangue chega por uma alta pressão e entra em contato com os capilares glomerulares no corpúsculo renal. A alta pressão favorece o processo de filtração. Parte é filtrado e parte não é filtrado. O material filtrado segue para o túbulo proximal. O processo de filtração é inespecífico, filtra tudo o que está no sangue, por isso é importante a reabsorção.
A reabsorção é uma função que permite que o material que foi filtrado importante para o corpo volte ao sangue. O material filtrado constitui um grande volume do que não poderia ser eliminado. A reabsorção ocorre na alça de Henle, túbulo proximal, distal e coletor.
Após a reabsorção ocorre o processo de secreção que é controlado pela aldosterona. No processo de secreção há transferência de moléculas do sangue para dentro do néfron (como potássio e amônia).
A micção permite o processo de excreção da urina. A urina é o resultado do que foi filtrado, menos o que foi reabsorvido mais o que foi secretado.
A bexiga armazena a urina, é um órgão de músculo liso. Uma vez a bexiga enche, o órgão estira. O processo de estiramento é monitorado por receptores da parede do órgão. Sinais são enviados para o sistema nervoso que contrai a parede do órgão, relaxa o esfíncter da bexiga (conseguimos controlar o esfíncter, por isso controlamos quando vamos ao banheiro).