Família Obama é alvo de racismo no Facebook
Usuários do Facebook têm usado grupos fechados dentro da rede social para ofender Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, e sua família. As ofensas seguem estereótipos racistas e foram identificadas por um grupo de pesquisadores da Universidade Baylor, no Texas.
Ao todo, mais de 20 grupos e páginas foram analisados no estudo da instituição americana. Para mapear as ofensas, os acadêmicos usaram as palavras-chave “ódio” (hate, em inglês), “Barack Obama” e “Michelle Obama”. Mia Moody, PhD e professora assistente de jornalismo, foi quem liderou a pesquisa.
Os grupos, que recrutam seus integrantes por meio de panfletos ou boca a boca, espalham mensagens dizendo que os negros são inferiores e afirmam que a raça, historicamente, sempre sofreu opressão. Os membros usam ainda termos degradantes e associam a raça a animais e a demônios.
“O crescimento de grupos dentro do Facebook para uma atividade marginal ilustra uma evolução da propagação do ódio também dentro das redes sociais”, explica Moody. “Essas comunidades recrutam muitas pessoas on-line e crescem rapidamente”, diz.
Segundo a pesquisadora, a família Obama se tornou um alvo dentro desses grupos, nos quais seus membros se autodenominam simpáticos ao racismo.
Embora o Facebook incentive seus usuários a denunciarem esse tipo de ação dentro da rede, minorias continuam usando a plataforma para denegrir pessoas públicas, celebridades, atletas e políticos.
Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2018.
Respostas
Resposta:
Ao afirmar que “os negros são inferiores e [...] que a raça, historicamente, sempre sofreu opressão”, os grupos racistas mostram que se baseiam em um longo histórico de racismo que, no caso dos EUA, remonta à escravidão.
Explicação:
Corrigido pelo AVA.
A questão vai citar grupos racistas que mostram que se baseiam em uma longa história de racismo, que, no caso dos Estados Unidos, remonta a escravidão .
Preconceito e racismo
A questão vai falar a respeito do racismo e preconceito que vem se tornando cada vez mais evidente na sociedade atual. A ascensão desse evento está ligada com o uso das redes sociais, isso devido ao fato de que quando a pessoa está na internet acha que não precisa tomar cuidado com o que falam.
No caso citado mais de 20 grupos e páginas foram vistos nos EUA, mostrando em um estudo que estavam falando a respeito de termos pejorativos, que lembram o tempo da escravidão. Visto que usam termos dessa época.
Para saber mais sobre preconceito, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/5217484
#SPJ2