Agosto de 1961. No discurso que dirige aos delegados do Conselho Econômico e Social Interamericano, reunidos na cidade uruguaia de Punta del Este, quatro meses depois do fracasso da invasão da Baía dos Porcos, o ministro cubano Ernesto "Che" Guevara toca num ponto sensível: denuncia que sem a vitória da Revolução Cubana não existiria a festejada "Aliança para o Progresso" - o programa do recém-eleito Presidente John Kennedy para o desenvolvimento econômico e social da América Latina.
Em seu discurso, Che Guevara relaciona o êxito da “Aliança para o Progresso” à/ao
A
fracasso da invasão da Baía dos Porcos.
B
subdesenvolvimento da América Latina.
C
defesa dos valores democráticos ocidentais.
D
acirramento do anticomunismo causado pela Revolução Cubana.
E
programa neoliberal defendido pelo então presidente norte-americano, John Kennedy.
Respostas
Resposta:
Letra D
Explicação:
a Aliança para o Progresso foi um projeto de investimentos e ajuda financeira à América Latina. A meta era aproximar os países latino-americanos dos Estados Unidos, com o objetivo de impedir as influências cubana e soviética sobre o continente americano.
Espero ter ajudado!
Sabendo sobre o discurso “Aliança para o Progresso”, a alternativa correta é a alternativa B - subdesenvolvimento da América Latina.
Quem foi Che Guevara?
O Che Guevara foi um líder importante para o movimento socialista na América Latina e principalmente da Revolução Cubana. Ademais, ele também atuou como jornalista, médico e político, muitos o consideram como um símbolo de coragem e rebeldia contra as injustiças do mundo. O Che Guevara acreditava na construção do socialismo e tinha o objetivo de unificar o regime político da América Latina.
Saiba mais sobre Che Guevara em:
brainly.com.br/tarefa/24597534
#SPJ2