Os prótons, nêutrons e elétrons são considerados partículas elementares ou fundamentais de um átomo. É com base nessas partículas que determinamos o número atômico e de massa de cada elemento. De acordo com o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Número de massa (A): é a soma da quantidade de prótons e a quantidade de nêutrons existentes no núcleo de um átomo.
( ) Número atômico (Z): é a quantidade de nêutrons presentes no núcleo de um átomo.
( ) Número de massa (A): é a soma da quantidade de elétrons e a quantidade de nêutrons existentes no núcleo de um átomo.
( ) Número atômico (Z): é a quantidade de prótons presentes no núcleo de um átomo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - V - F.
B) F - F - V - V.
C) V - F - F - V.
D) V - V - V - F.
Respostas
Resposta: Item C)
Explicação: A primeira afirmação é verdadeira: a massa de um átomo é dada pela soma de prótons e nêutrons de um átomo. Por exemplo: o Hélio (He) possui massa 4, pois possui 2 prótons e 2 nêutrons.
A segunda afirmação é falsa: o número atômico é dado pelo número de prótons no núcleo do átomo, e não pela quantidade de nêutrons.
A terceira afirmação é falsa: já desmentimos essa afirmação com a primeira. Além disso, os elétrons são partículas com massa tão pequena, quando comparados com os prótons e nêutrons, que não são levados em consideração para o cálculo da massa atômica.
A quarta afirmação é verdadeira: vimos na segunda afirmação que, de fato, o número atômico é dado pela quantidade de prótons no núcleo dos átomos. É esse fato que diferencia os diferentes elementos que existem!
Portanto, a alternativa correta é a C) V - F - F - V