No Brasil, em fins do século XIX e princípio do século XX, o principal motivo do primeiro sistema para atrair mão de obra europeia para as lavouras de café não ter dado certo foi: * a) A desonestidade dos trabalhadores europeus. b) A inaptidão para o trabalho rural dos europeus, acostumados com trabalho em fábricas. c) A ganância dos fazendeiros cafeicultores, que não cumpriam com sua parte no trato com os trabalhadores europeus. d) O preconceito dos europeus, pois tinham que dividir o mesmo espaço de trabalho com escravos negros e indígenas.
Respostas
Resposta:
No Segundo Reinado, percebemos que as estruturas das relações de trabalho no Brasil foram sofrendo importantes transformações. Mediante a insistente pressão das autoridades britânicas, o governo imperial foi incorporando ações que impediam a expansão do trabalho escravo. Já com a expressa proibição do tráfico negreiro, em 1850, os grandes cafeicultores foram tendo enormes dificuldades para adquirir mão de obra capaz de suprir a sua demanda.
Uma das primeiras alternativas lançadas para tal impasse foi o chamado tráfico interprovincial de escravos. Nesse caso, os grandes fazendeiros da região sudeste adquiriam os escravos ociosos localizados na região nordeste. A disponibilidade dessa mão de obra ocorreu devido à crise agrícola que atingiu os produtores nordestinos, principalmente pela diminuição do preço obtido na comercialização da cana de açúcar, do algodão e do fumo.
Explicação:
Boa Sorte ! Espero ter ajudado!