Na edição de julho de 1818 do Correio Braziliense, o jornalista Hipólito José da Costa, residente em Londres, publicou a seguinte avaliação sobre os dilemas então enfrentados pelo Império português na América: A presença de S.M. [Sua Majestade Imperial] no Brasil lhe dará ocasião para ter mais ou menos influência naqueles acontecimentos; a independência em que el-rei ali se acha das intrigas europeias o deixa em liberdade para decidir-se nas ocorrências, segundo melhor convier a seus interesses. Se volta para Lisboa, antes daquela crise se decidir, não poderá tomar parte nos arranjamentos que a nova ordem de coisas deve ocasionar na América. Nesse excerto, o autor referia-se
Respostas
Resposta: às implicações que os movimentos de independência na América espanhola traziam para a dominação portuguesa no Brasil.
Explicação: O processo de independência da América
Espanhola ocorreu no início do século XIX.
O texto do jornalista alerta para a possibilida-
de do mesmo acontecer ao Brasil, à época
governado por D. João VI. Sua recomendação
é que o monarca permanecesse nos trópicos,
caso contrário não poderia “tomar parte nos
arranjamentos que a nova ordem de coisas
deve ocasionar na América”.
No texto apresentado, o autor se refere ao que está colocado na letra D) às implicações que os movimentos de independência na América espanhola traziam para a dominação portuguesa no Brasil.
O processo de independência da América espanhola começou no início do século XIX, com a atuação de grandes nomes como Simón Bolívar, comandou as independências de Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, e José de San Martin, que comandou as independências de Argentina e Chile.
Nesse sentido, havia a possibilidade de ocorrer o mesmo com o Brasil, que tinha sob o comando o rei Dom João VI. O autor então recomenda que o rei permaneça nos trópicos, para obter maior controle frente ao que estava prestes a acontecer.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/7462813