Respostas
O padrão mais utilizado atualmente na escrita de roteiro é o formato Master Scene . Ter uma roteiro corretamente formato demonstra conhecimento e profissionalismo, facilita a leitura e compreensão e é fundamental para uma filmagem do filme. O formato Master Scene trabalha com os principais elementos: Cabeçalho de Cena, Ação, Diálogos e Transições ( nós veremos no exemplo, mas a baixo).
Quais as etapas para escrever um roteiro:
IDÉIA
Um roteiro se inicia, de uma faísca, uma idéia, um fato, um evento, um personagem, que provoca o escritor.
LOGLINE
A sua idéia começa a ganhar forma e você já pode definir seu protagonista e qual o conflito central. Apresenta o protagonista, seu objetivo e seu obstáculo. Aqui o personagem ainda não tem ( e não deve ter nome), ele deve ser definido apenas por suas características essenciais. Logline é a essência dramática de forma sucinta, um resumo de toda a história em uma única frase. A Logline é tão essencial, que é comum voltarmos a ela ao longo do processo de escrita, para lembrarmos e mantermos o foco em o que realmente importa de nossa história.
Exemplos:
Se beber, não case
Logline: Três padrinhos de casamento perdem o amigo noivo durante a despedida de solteiro em Las Vegas e sem memórias da noite anterior precisam refazer seus passos a fim de encontrá-lo.
Rocky- Um Lutador
Logline: Fracassado lutador de boxe da Filadélfia recebe oportunidade de lutar pelo título mundial contra o campeão do cinturão, em comemoração ao bicententário de independência dos EUA.
STORYLINE/SINOPSE
O Storyline se aprofunda na descrição do personagem e do conflito. Em geral, tem até 5 linhas. Na storyline você deve apresentar o conflito, desenvolve-lo e expor sua resolução.
Existe uma linha de profissionais e escritores, que considera que existe diferença entre a sinopse e a storyline. Para estes, a sinopse, é uma versão mais longa do storyline, intermediária entre esse e o argumento. Não confunda, com a sinopse de venda, que conta o conflito, sem expor sua resolução e tem como finalidade despertar a curiosidade sobre como a trama irá se desenrolar e assim vender a história ou o filme.
ARGUMENTO
O Argumento pode ter diversas páginas. Cada página do seu argumento, pode render de 5 a 10 páginas de roteiro literário. É a base para o desenvolvimento do roteiro, deve conter as ações e pode ter indicações de falas, desde que elas sejam essenciais. A história deve ser escrita de forma corrida, sem divisão das cenas. Os americanos usam o termos TREATMENT para a escrita do argumento. Em português de Portugal, por uma tradução literal do inglês, você pode encontrar em diversas fontes o termo Tratamento se referindo ao que nós chamamos de argumento. No Brasil, isso geraria uma confusão, já que para nós tratamento, é um equivalemnte ao DRAFT americano e que veremos abaixo.Para a lógica, um argumento é um conjunto de premissas seguidas de uma conclusão. Então, em português fica claro entendermos, que o Argumento (Do Latim ARGUMENTUM, de ARGUERE, “tornar claro, demonstrar”) é uma etapa de provar e refutar uma tese ligada a nossa história através de situações. Se no storyline nós esclarecemos qual o conflito, no argumento deve ficar claro através das ações e do desenrolar da trama, qual mensagem se quer passar qual a história contada.
Quem escreve o argumento é o argumentista e se este for um profissional diferente do roteirista deve haver crédito para o criador da história/argumento.