O declínio do feudalismo possibilitou o desenvolvimento de uma nova configuração política, conhecida como Estado Moderno, que se caracterizou pela:
* a) soberania da Igreja, unificação territorial, fronteiras delimitadas, centralização poder nas mãos do monarca.
b) soberania do reino, unificação territorial, fronteiras delimitadas, centralização d poder nas mãos do monarca.
c) O soberania do reino, unificação territorial, fronteiras delimitadas, centralização do poder nas mãos da Igreja.
Respostas
Resposta:
letra b
Explicação:
na letra a esta errada porque n tem como a igreja ser soberana se o poder está com os monarcas,mesma coisa na letra c
Resposta:
Letra B
Explicação:
O Estado Moderno surge a partir da crise no Feudalismo. No modelo feudal, não havia estados nacionais centralizados. Os senhores feudais eram quem exerciam os poderes políticos sobre seus domínios, sem ter que responder a um poder central estabelecido.
A partir dos séculos XIV e a primeira metade do XV passa a ocorrer a crise do sistema feudal em consequência das revoltas sociais dos camponeses e da evolução do comércio na Europa.
A burguesia passa a exigir elementos que garantias para o desenvolvimento do comércio como um governo estável, leis e taxas unificadas. Os burgueses também protestavam contra os elevados impostos sobre as mercadorias e a diversidade de moedas.
O Estado Moderno é fruto de um processo de cerca de três séculos para se estabelecer. A primeira fase dele é o absolutismo monárquico. Por meio da centralização do poder na monarquia, começa a ser desenvolvido o exército nacional, a estrutura jurídica única e a sistematização da cobrança de impostos.
A monarquia absoluta permite, ainda, a formação da infraestrutura que garante a máquina pública e cria as condições para o surgimento do corpo burocrático.
Características do Estado Moderno
- Um só poder;
- Um só exército;
- Autoridade soberana do rei para todo o território;
- Administração e justiça unificada;
- Criação do sistema burocrático.
Espero ter ajudado!
Bons estudos!