Aspecto comum dos seres vivos pertencentes ao reino Plantas, definido pela presença de celulose e clorofila, pela capacidade de fazer fotossíntese e ausência de movimento; vegetal. Caracterize as plantas criptogramas e fanerógamas.
Respostas
Resposta:
O termo criptógamas tem origem grega, onde cripto pode ser traduzido como escondido e gamae como gameta. Portanto, o termo é utilizado para referir-se à plantas que não possuem gametas e órgãos reprodutores visíveis. Dentro dessa grande categoria de plantas, encontram-se as briófitas e pteridófitas. Como o termo se refere a visibilidade das estruturas reprodutivas, as plantas criptógamas também são conhecidas como plantas que não produzem sementes.
As plantas fanerógamas, também chamadas de fanerogâmicas, ao contrário das criptógamas, apresentam estruturas reprodutoras bem visíveis. O termo fanerógamas vem do grego (phanerós, aparente; gamae, gameta), evidenciando a visibilidade dos gametas desses indivíduos. A principal característica das plantas fanerógamas é a presença de sementes, estruturas reprodutoras que guardam, nutrem e protegem o embrião. O termo fanerógamas, no entanto, caiu em desuso na sistemática moderna, devido a essa nomenclatura incluir organismos distantes geneticamente, formando-se um grupo parafilético. Atualmente, as plantas que produzem sementes são todas agrupadas no táxon Espermatófita (Spermatophyta). Dentro deste agrupamento, estão as gimnospermas e angiospermas