Sobre a ética kantiana e os imperativos que regem o comportamento humano, assinale a alternativa correta: *
10 pontos
a) Em Kant, há os conceitos de imperativo categórico e imperativo hipotético. O imperativo hipotético diz respeito às ações cometidas pelo ser humano visando um proveito próprio, particular. Sendo assim, são atitudes "meio" para se atingir um fim. Já o imperativo categórico diz respeito a uma ação boa e necessária por si mesma, que não é praticada visando atingir uma outra coisa.
b) Para Kant, o imperativo categórico e imperativo hipotético são coisas que devem ser evitadas, devendo o ser humano agir apenas baseado na ideia de dever e nos princípios racionais que ele estabelece para si.
c) Para Kant, o imperativo hipotético é algo bom, louvável, tendo em vista que objetiva o bem comum e diz respeito a ações boas praticadas por si mesmas e não como meio para se alcançar outra coisa, enquanto o imperativo categórico pode ser considerado um imperativo egoísta.
d) Kant defende tanto o imperativo hipotético quanto o imperativo categórico em sua teoria. O autor coloca que esses imperativos, após longa observação, mostraram se comportar como guias das ações humanas, tendo ambos sempre um fim em si mesmos.
e) Para Kant, enquanto o imperativo categórico é algo bom, que deve pautar as condutas humanas sempre que possível, o imperativo hipotético, por outro lado, diz respeito a algo antiético, onde as atitudes baseadas nele sempre serão necessariamente ruins e egoístas.
Sobre a ética Kantiana e a ideia de dever, assinale a alternativa correta: *
10 pontos
a) Kant defende que a ideia de dever e de autonomia são conceitos opostos e inconciliáveis. Deste modo, para o autor, para agir conforme o dever, o sujeito dever ser heterônomo.
b) A ideia de dever diz respeito a princípios universais de conduta que o ser humano estabelece para si próprio, que tem base na lei e no que a sociedade considera correto, com base nos princípios da fé.
c) A ideia de dever diz respeito a imperativos que o ser humano estabelece para si mesmo. Geralmente cometem determinadas atitudes "meio" para atingir um objetivo (finalidade).
d) A ideia de autonomia, para Kant, não é contrário a ideia de dever. Isso porque autonomia não significa fazer o que quiser, mas sim agir com liberdade respeitando a ideia de dever.
e) Para Kant, todo as pessoas possuem autonomia, ou seja, podem fazer o que quiserem. Sendo assim, a ideia de dever apenas deve ser observada nos casos em que não ferir a autonomia do sujeito.
Sobre a ética humanista, assinale a alternativa correta: *
10 pontos
a) A ética humanista defende um aprimoramento dos ensinamentos religiosos como guia para o comportamento ético na modernidade.
b) A ética humanista defende que a fé, auxiliada pela razão, pode dar ao ser humano um maior entendimento sobre o "certo e o errado" e guiar suas ações.
c) A ética humanista, que prega a razão como guia das ações humanas, surgiu no início da modernidade como uma alternativa à ética predominante na idade média, que era baseada na fé e no cristianismo.
d) A ética humanista, assim como a ética epicurista, defende o prazer como princípio ético e a ideia de que o prazer seria o princípio e o fim de uma vida feliz, objetivo das ações humanas.
e) A ética humanista tem como base os ensinamentos de Aristóteles e da filosofia grega de modo geral. Resgata a ideia de que a razão é a base da ética, auxiliada pelo conceito hedonista.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
A
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás