QUESTÃO 8 O sistema de proteção social com características mais universais no Brasil começou a ser construído no período do pós-guerra, ganhando relevância durante o regime militar a partir do ano de 1964. No entanto, a política social brasileira sempre esteve subordinada às estratégias de desenvolvimento do país, especialmente durante o regime militar, quando houve expansão dos gastos públicos na esfera social e o sistema de proteção permaneceu atrelado à lógica da política macroeconômica geral. O período entre 1964 e 1988 ficou conhecido como a estratégia conservadora porque combinava a expansão da oferta de bens e serviços com a centralização do processo decisório e com a regressividade dos mecanismos de financiamento, processo este assentado no uso quase que exclusivo de recursos de natureza fiscal. Nesta lógica, o caráter redistributivo do sistema ao longo de quase três décadas foi bastante limitado. De certo modo, este é um fato que ajuda a explicar os elevados índices de concentração de renda no respectivo período. MATTEI, Lauro Francisco. Sistema de proteção social brasileiro enquanto instrumento de combate à pobreza. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 57-65, jan./abr. 2019. Considerando as informações apresentadas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A partir do regime militar foram implantadas importantes reformas estruturais no Brasil, as quais visavam fortalecer o papel das empresas enquanto havia cortes nos gastos públicos na esfera social. PORQUE II. O regime militar representou um momento em que o Brasil fortaleceu seu sistema de proteção social, o que permitiu que esse período ficasse marcado como o momento de maior distribuição de renda, tendo o Governo atuado para fortalecer o Estado de bem-estar social. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta. Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras
Respostas
Resposta:
as asserções I e II, são falsas
Explicação:
A Constituição de 1988 foi um marco na construção da proteção social no Brasil, integrando a Assistência Social à Seguridade Social, à Previdência Social e à Saúde, o que elevou o status da Assistência a de política social e instituiu um sistema de seguridade social no país.
Sobre o período de 1964 a 1988 (ditadura militar), temos que as duas asserções são falsas.
A ditadura civil militar brasileira consiste em um período que foi instaurado no dia 1 de abril de 1964 e perdurou até o dia 15 de março de 1985. Nesse período, houveram sucessivos governos militares.
Caracteriza-se pelo caráter autoritário e nacionalista, que começou a partir de um golpe militar que derrubou o governo democraticamente eleito de João Goulart. Durante a ditadura militar houve grande restrição a liberdade, repressão e censura aos opositores.
Apenas após o ano de 1988, a partir da Constituição Federal de 1988, que ocorreu o fortalecimento do sistema de proteção social. Através da integração da Assistência Social à Seguridade Social, à Previdência Social e à Saúde.
Saiba mais sobre o regime militar brasileiro em: https://brainly.com.br/tarefa/34469334
Bons estudos!