10 pontos Questão 6 - Para compreender as sociedades modernas Marx propôs a teoria do materialismo histórico. Ele acredita que as sociedades se organizam segundo a relação entre a produção acumulação dos bens materiais (essenciais e supérfluos) e as forças produtivas. Usando seus conhecimentos sobre o materialismo histórico e a organização social do Brasil, selecione a alternativa INCORRETA: * Segundo a teoria do materialismo histórico, todas as relações sociais giram em torno do trabalho, ou seja, tudo que os humanos fazem está diretamente relacionado com o objetivo de adquirir bens materiais. Segundo Marx, a organização social de hoje está baseada na relaçãos entre os que possuem os meios de produzir os bens e os que trabalham produzindo os bens. Poderíamos dizer que para Marx só existem dois tipos de pessoas: os que mandam e so que obedecem. Para Marx só existe uma forma de organização social: a capitalista, mesmo que ela seja responsável por criar desigualdades. O A mais valia é o ganho que os donos de produção recebem em cima do trabalho realizado por seus funcionários.
Respostas
Resposta:
O materialismo histórico é uma teoria política, sociológica e econômica desenvolvida por Karl Marx e Friedrich Engels no século XIX. Os pensadores haviam entendido que o século XIX, vivente da alta modificação social propiciada pela Revolução Industrial, possuía uma nova configuração, baseada na força de produção da burguesia e na exploração da mão de obra da classe trabalhadora por parte da classe burguesa (donos das fábricas).
Os sociólogos também entenderam que sempre houve um movimento histórico de luta de classes na sociedade e que esse movimento era a essência da humanidade. A teoria de Marx e Engels divergia do idealismo alemão, principalmente de Hegel, que entendia haver um movimento intelectual de cada época que influencia as pessoas. Para Marx e Engels, eram as pessoas que faziam a sua época.