Respostas
A fábula é um texto basicamente ficcional cujos personagens, na maioria das vezes, são animais. Outra característica desse gênero é que quase sempre apresenta um ensinamento moral, fazendo alusão a comportamentos humanos por meio de construções metafóricas ou simbólicas. Dessas forma, os animais, metaforizados a partir das condutas humanas, representam nossas virtudes ou vícios.
A importância das fábulas na formação moral das sociedades é tamanha que, na Idade Média, as lições morais dos textos eram copiadas com letras vermelhas ou douradas, para dar destaque a um comportamento “errado” ou “correto”.
Características da fábula
A fábula configura uma estrutura que precisa apresentar o processo de fabulação ou afabulação, ou seja, manifestação da moral que o texto quer transmitir. Para que esse efeito seja bem estabelecido, a fábula possui algumas características relevantes.
A narrativa precisa ser alegórica e pode ser escrita em prosa ou verso.
Os animais apresentam comportamentos antropomórficos, ou seja, comportamentos humanos.
As virtudes, qualidades e defeitos do caráter dos seres humanos são representados por meio do comportamento dos animais.
Pode ter temáticas múltiplas (exemplo: a vitória da inteligência sobre a ignorância).
Há manifestação de “personagens tipo”, pois os personagens representam atitudes de um conjunto de pessoas (exemplo: a formiga pode representar pessoas trabalhadoras; a cigarra pode representar pessoas irresponsáveis, etc.).
Há uma lição moral no final da história.
Resposta: Não pode ser consideradas, por mais semelhantes que sejam elas tem suas diferenças.
Explicação: Por vezes é confundida com o conto. A diferença básica entre os dois é que a crônica narra fatos do dia a dia, relata o cotidiano das pessoas, situações que presenciamos e já até prevemos o desenrolar dos fatos.
Fábula: É semelhante a um conto em sua extensão e estrutura narrativa.