Respostas
Saúde
Diversos são os efeitos do consumo de tóxicos sobre a saúde do dependente químico. O vício em entorpecentes concorre para prejuízos à saúde mental, emocional e física. Alguns desses danos podem ser irreversíveis ou fatais.
Em nosso país, os gastos com as drogas oneram os cofres públicos e geram um grande prejuízo com tratamentos para a recuperação do vício ou com a comorbidades associadas à dependência. Dados recentes afirmam que os gastos do SUS com usuários de drogas já ultrapassaram 9 bilhões de reais.
Social
Para a sociedade, as consequências das drogas geram impactos negativos em variados contextos e contribuem para acentuar os problemas sociais já presentes em nosso cotidiano. A violência e a intrínseca relação com o crime são questões que desafiam bastante as entidades governamentais.
Para o usuário, o consumo desenfreado dessas substâncias causa o comprometimento da capacidade crítica, reduz o juízo de valor e o torna refém da marginalidade e da exclusão social.
Tais consequências reafirmam a gravidade desse problema e reforçam a importância de buscar alternativas que possam, urgentemente, atenuar os seus impactos.
Economia
Informações recentemente divulgadas pela BBC afirmam que, em termos globais, o tráfico de drogas movimenta valores tão elevados que influenciam até o Produto Interno Bruto (PIB). Tecnicamente, esse indicador é usado para avaliar o crescimento ou a desaceleração da economia de um país.
O que chama a atenção nessa notícia é o grande impacto do uso de drogas em todo o planeta. Mesmo nos países desenvolvidos, o controle sobre o comércio ilegal de entorpecentes também não é efetivo.
Ou seja, em escala mundial, crianças, adolescentes e jovens estão expostos aos riscos decorrentes desse problema. Essa realidade deixa clara a necessidade de buscar alternativas de intervenção o quanto antes.
Com a expansão global do uso de tóxicos, a orientação profissional e a intervenção adequada — como a internação para dependentes químicos — são medidas que podem conter as consequências das drogas e minimizar os riscos à saúde do usuário.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Sim.
Explicação:
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o consumo de drogas mata 200 mil pessoas por ano. A overdose de narcóticos ilegais está entre os principais motivos desses óbitos.