Respostas
Oiih (◍•ᴗ•◍)
Resposta:
Após o governo de Tomé de Sousa, houve mais dois governadores-gerais: Duarte da Costa (1553-1558) e Mem de Sá (1558-1572). No governo de Duarte da Costa, a política de tratamento dos indígenas foi alterada, pois o governador-geral permitiu que os colonos escravizassem todo e qualquer indígena. Isso, naturalmente, fez a hostilidade dos indígenas aumentar.
O outro governador-geral foi Mem de Sá, que permaneceu na função por catorze anos. Mem de Sá foi o responsável por expulsar os franceses que invadiram a Baía da Guanabara. Os franceses eram liderados por Nicols Durand de Villegagnon e invadiram a região em 1555, criando lá a França Antártica. Como resultado da expulsão dos franceses da região, foi fundada a cidade do Rio de Janeiro a fim de proteger a localidade de novas invasões.
A atuação de Mem de Sá na expulsão dos franceses fazia parte de uma tarefa que lhe foi designada pela Coroa no ato de sua nomeação ao cargo de governador-geral. A defesa e a posse da terra eram tarefas importantíssimas aos olhos da Coroa.
Depois que Mem de Sá abandonou o cargo, a Coroa Portuguesa continuou notando inúmeras falhas na administração colonial. Por conta disso, a Coroa ordenou a divisão da colônia em Governo do Norte, com capital em Salvador, e Governo do Sul, com capital no Rio de Janeiro.
✎﹏﹏﹏﹏Bons Estudos﹏﹏﹏﹏