Respostas
Resposta:
Explicação:
A expressão “protagonismo juvenil” está ganhando mais espaço e repercussão em nossa sociedade. Desde a vivência em sala de aula até a participação do jovem na economia local, atividades sociais e até mesmo culturais, a questão do protagonismo e responsabilidades se tornam mais presentes e esperadas da nossa juventude. Os jovens são o futuro do mundo, mas, também são o presente. Portanto, suas ações hoje, contribuem e interferem nos locais onde estão inseridos.
Mas você sabe de onde veio esse termo? A ideia de definir o protagonismo jovem no processo de formação e educação surgiu com o educador mineiro Antônio Carlos Gomes da Costa. Inicialmente em âmbito escolar, esse conceito tem como premissa tornar o jovem o elemento central da prática educativa, participando ativamente de todo o procedimento, desde a elaboração até a avaliação das ações propostas.
Resposta: Ter o aluno como protagonista do processo de aprendizagem é uma meta fundamental a ser atingida no novo cenário educacional do país, mas ainda temos, enraizado na nossa cultura escolar, o modelo antigo, no qual o conhecimento em sala de aula está centrado no professor.
Apesar disso, a transformação começa a partir do que fazemos de nossa prática cotidiana. Neste artigo, você descobrirá as 6 vantagens que o protagonismo estudantil pode trazer para a educação e como as metodologias ativas auxiliam nesse processo.
Explicação: