b. Uma figura de linguagem que interfere diretamente no ritmo e na sonoridade dos poemas é a ALITERAÇÃO, que consiste no uso de uma consoante repetidamente, de forma a produzir um efeito de sentido. Na terceira estrofe do poema, notamos que a letra S aparece com frequência, assim como a consoante R, no início. Qual significado esta figura de linguagem atribuiu a este trecho especificamente?
c. Releia a quinta estrofe. Por que o último verso está escrito com letra maiúscula? Qual figura de linguagem temos em “PERDI O FIO DA MEADA”?
Respostas
B. O significado que a figura de linguagem aliteração atribui no trecho do poema em questão é a repetição dos fonemas.
Palavras como "escrevo" e "reescrevo" fazem parte da aliteração que o autor insere nos versos. Note que estas duas palavras possuem fonemas semelhantes, além das consoantes R e S.
C. O último verso da quinta estrofe do poema foi escrito com todas as letras maiúsculas para demonstrar a indignação do eu lírico em relação a sua perda de concentração.
Resposta:
B. Uma figura de linguagem que interfere diretamente no ritmo e na sonoridade dos poemas é a ALITERAÇÃO, que consiste no uso de uma consoante repetidamente, de forma a produzir um efeito de sentido. Na terceira estrofe do poema, notamos que a letra S aparece com frequência, assim como a consoante R, no início. Qual significado esta figura de linguagem atribuiu a este trecho especificamente?
Resp.: Referem-se ao ruido do lápis rabiscando a folha de papel na tentativa de escrever um bom poema.
C. Releia a quinta estrofe. Por que o último verso está escrito com letra maiúscula? Qual figura de linguagem temos em “PERDI O FIO DA MEADA”?
Resp.: Escrever em letra maiúscula pode indicar que ele esta gritando ou que quer colocar bastante emoção neste verso.
Figura de linguagem em “PERDI O FIO DA MEADA”: Metáfora.