leia o fragmento do material digital. a representação se caracteriza por ser indireta, com alguém que fala "em nome dos interesses" de outrem (gurza lavalle; isunza vera, 2010). uma representação democrática implica vínculo entre representante e representados, de modo que aquele tenha certa margem de liberdade para atuar, mas sem estar alheio aos anseios destes. quando o representante age exclusivamente voltado aos próprios interesses, trata-se de uma representação não democrática ou de uma mera transferência de poder. dessa forma, uma democracia representativa é um regime democrático cujas decisões públicas são tomadas predominantemente mediante mecanismos de representação. as eleições fazem parte desses mecanismos, mas não são suficientes para promover uma representação democrática, que exige certo controle por parte dos representados. os atuais sistemas de representação são imperfeitos porque carecem de instrumentos de controle mais efetivos dos representados em relação aos representantes (manin; przeworski; stokes, 1999). a representação não democrática acentua a distância entre representantes e representados. a democracia deliberativa se pauta pela ideia de que a discussão é um mecanismo para encontrar soluções coletivas e suspender a influência das diferenças de poder. nesse sentido, a deliberação também contribui para que os indivíduos transcendam seus interesses privados (young, 2006). por sua vez, a democracia participativa está centrada, de maneira geral, em mecanismos de participação direta, em que o engajamento do cidadão se dá de forma não mediada. a crítica da democracia participativa à deliberativa reside no fato de que alguns problemas não podem ser solucionados em instituições, uma vez que elas reproduzem as desigualdades. dessa forma, a inclusão formal não é suficiente, pois o acesso se restringe a determinados grupos que possuem recursos, como habilidades e posses econômicas. assim, o eixo da "participação" salienta a importância de entender a democracia para além de seu aspecto institucional. gimenes, éder rodrigo. interesse social: ética, democracia e cidadania. formação sociocultural e ética i. unicesumar: maringá, 2021. a partir da reflexão do excerto acima e do conteúdo sobre "interesse social: ética, democracia e cidadania", analise as asserções que seguem e a relação proposta entre elas. i. a democracia participativa integra a atuação indireta da sociedade civil, enquanto isso, a democracia deliberativa se pauta na ideia de que as discussões deixam de buscar soluções para o coletivo e priorizam a influência dos diferentes poderes para as soluções individuais. porque ii. a representação democrática implica no vínculo entre representante e representados e, no brasil, essa acontece de maneira perfeita, pois pelo voto participamos ativamente das decisões públicas. a respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
grytor:
Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
respondido por:
10
Sobre as tipologias de democracia, temos que as duas afirmativas estão incorretas.
A democracia participativa, também denominada de democracia deliberativa tem como significado possibilitar a intervenção direta dos cidadãos, para que ocorra a correta tomada de decisão de também do controle do poder.
O conceito de democracia deve ser desenvolvido considerando uma dimensão procedimental, baseada no discurso e nos processos deliberativos. Uma democracia legítima requer decisões corretas e uma discussão pública.
Bons estudos!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás