2 - (UFC-CE) Acidentes com botijões de gás de cozinha são noticiados com bastante frequência. Alguns deles ocorrem devido às más condições de industrialização (botijões defeituosos), e outros por uso inadequado. Dentre esses últimos, um dos mais conhecidos é o armazenamento dos botijões em locais muito quentes. Nessas condições, e assumindo a lei dos gases ideais, é correto afirmar que: * 1 ponto a) a pressão dos gases aumenta, e o seu número de mol diminui. b) a pressão dos gases diminui, e o seu número de mol diminui. c) o número de mol permanece constante, e a pressão aumenta. d) a pressão e o número de mol dos gases aumentam. e) a pressão e o número de mol dos gases não são afetados pelo aumento de temperatura.
Respostas
Resposta:
Pela Lei dos Gases Ideais, podemos inferir que a incidência de raios solares aumenta a temperatura do botijão de gás, esse que tem o volume invariável por conta de suas paredes maciças, tem um aumento da sua pressão interna o que causa a explosão por não conseguir expandir. Alternativa C.
A equação de Clapeyron nos diz que um gás ideal (nós consideramos que todo gás é um gás ideal), dada a sua quantidade me mols, possui Pressão, Volume e Temperatura constantes.
A equação de Clapeyron é dada por:
P.V=n.R.T
onde:
P é a pressão a que um gás é submetido [atm ou Pa ou mmHg]
V é o volume do gás [L ou m³]
n é o número de Mols [mol]
R é a constante geral dos gases [L/Mol.K ou mmHg.L/mol.K ou Pa.m3/mol.K]
T é a temperatura [K]
Isso quer dizer que o número de mols de um gás, num sistema fechado não se altera, é sempre constante.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO S2