2. Leia o fragmento a seguir em que Aluísio de Azevedo, em “O Cortiço”, descreve uma cena tipicamente daquele lugar: ... uma preta velha, vergada por imenso tabuleiro de madeira, sujo, seboso, cheio de sangue e coberto por uma nuvem de moscas, apregoava em tom arrastado e melancólico: “Fígado, rins e coração” Era uma vendedeira de fatos de boi. (... os cães, estendidos pelas calçadas, tinham uivos que pareciam gemidos humanos, movimentos irascíveis, mordiam o ar, querendo morder os mosquitos." (O Cortiço, Aluísio de Azevedo)
a. Para conseguir captar a realidade descrita de maneira nua e crua, o Naturalismo usa impressões sensoriais (tato, olfato, audição etc.). Comprove essa afirmação, retirando palavras do fragmento que exprimem essas impressões sensoriais:
b. Qual a visão do narrador sobre a realidade descrita? Positiva ou negativa? Justifique sua resposta.
c. A partir da leitura deste fragmento, é possível você dizer que classe social é retratada pelo autor? A diferença de classes sociais também é retratada nas obras naturalistas.
Respostas
respondido por:
4
A) "Sujo, seboso, [...]", "Tinham uivos que pareciam gemidos humanos".
B) Negativa. A intenção é realmente mostrar que a vida naquele lugar não era boa e que as condições eram precárias.
C) O autor retrata as classes mais baixas e pobres da sociedade, que sofrem mais e que costumavam ter os trabalhos considerados mais "indignos".
viviansantosprofesso:
muito obgadaaaa
Perguntas similares
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás