1. Ao analisar a revolta dos Farrapos permite-nos compreender as reivindicações das populações dos territórios do sul do país e a sua história. Território com a sua economia sustentada pela criação de gado e de importante contribuição para o comércio interno e externo do Brasil. Em relação ao motivo da Guerra dos Farrapos assinale a alternativa correta: *
a) esteve diretamente ligado à proibição do governo central em cultivar o café no sul do país, assim, com os recursos necessários os estancieiros gaúchos modificaram a sua economia.
b) surgiu do descontentamento das leis abolicionistas que levariam o fim da escravidão no país até 1840, levando em consideração as indenizações que os estancieiros iriam receber.
c) resultou na expulsão de militares gaúchos do quadro dos generais do Exército brasileiro em 1835, causando grande revolta em todos os estancieiros que lutavam nas tropas.
d) os impostos sobre os produtos gaúchos, em especial a carne e seus derivados tinham um imposto mais elevado que a carne estrangeira.
-----------------------------------------------------------------------
2. A principal atividade econômica gaúcha em 1835 era a criação de gado, produção de couro, sebo, graxa e charque (carne salgada). Os criadores de gado (estancieiros) gaúchos, estavam insatisfeitos com os elevados impostos e, principalmente, pelo fato de o imposto sobre a carne uruguaia e argentina ser menor do que era cobrado dos próprios gaúchos. Sobre o fim do conflito, qual foi a iniciativa foi efetiva para o fim do conflito? *
a) aumentou o território da Província do Rio Grande do Sul tornando-se a maior província do país - inclusive ainda é considerado o maior estado da federação – por se estender por toda região sul.
b) comprometeu-se em trazer indústrias de ferro e bronze para o Rio Grande do Sul, favorecendo assim a economia da região sul do país a partir do avanço da indústria metalúrgica na região.
c) foram enviados soldados imperiais para lutarem contra os farroupilhas as batalhas que duraram até o ano de 1845, quando ocorreu o Tratado de Ponche Verde, que colocava fim ao conflito.
d) não aceitou militares gaúchos como integrantes do exército brasileiro, até porque isso determinava que o cuidado das fronteiras seria uma necessidade de todo o Brasil, não somente dos gaúchos.
Respostas
Resposta:
Letra "D" na primeira e "C" na segunda.
Explicação:
O principal motivo para a Guerra dos Farrapos foi os impostos sobre o charque gaúcho, o que tornava mais barato importar do que comprar do RS.
O Império não cedeu aos revoltosos, que lutaram por 10 anos e se renderam no fim, assinando o Tratado de Poncho Verde.
Resposta:
1) d) os impostos sobre os produtos gaúchos, em especial a carne e seus derivados tinham um imposto mais elevado que a carne estrangeira.
Os produtos gaúchos em especial o charque (carne salgada), eram taxados com elevados impostos, inclusive, a carne uruguaia e argentina tinha imposto menor que a gaúcha, o que levou a um movimento armado que desejava a separação política em relação ao Brasil por parte dos gaúchos.
2) c) foram enviados soldados imperiais para lutarem contra os farroupilhas as batalhas que duraram até o ano de 1845, quando ocorreu o Tratado de Ponche Verde, que colocava fim ao conflito.
O Tratado de Ponche Verde, chamado de Paz Honrosa, estabeleceu como vantagens para os gaúchos: a libertação dos escravizados que lutaram ao lado dos farroupilhas; o direito de escolher o presidente da província, a integração dos oficiais militares gaúchos ao Exército brasileiro com a mesma patente do conflito, bem como, a redução do imposto sobre o charque (carne) gaúcha.