Nas diretrizes “Dez passos para alimentação saudável para crianças brasileiras menores de 2 anos”, do Ministério da Saúde, o Passo 1 prescreve “Dar somente leite materno até os 6 meses, sem oferecer água, chás ou qualquer outro alimento.” Em uma consulta de enfermagem, criança está com 2 meses de idade, mãe queixa-se que tem pouco leite, mas a criança está com ganho de peso diário adequado (25 g/dia), curva de crescimento ascendente, entre escore Z +2 e -2. A mãe passou a dar fórmula infantil (80 ml) duas vezes ao dia há uma semana com a mamadeira. Nesse caso, qual é a conduta a ser adotada pelo enfermeiro?
a) Fazer a adequação de volume e preparação da fórmula infantil, de acordo com a necessidade da criança e agendar retorno dentro de uma semana para avaliação do peso.
b) Orientar a mãe sobre a importância do aleitamento materno e informar que a criança está com ganho de peso adequado para a idade. Estimular a manutenção do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade
c) Encaminhar a criança para o pediatra avaliar e fazer a adequação do volume da fórmula infantil, de acordo com a necessidade da criança.
d) Orientar a mãe para ofertar a fórmula artificial pelo copinho. Agendar retorno dentro de uma semana e acompanhar peso da criança.
e) Parabenizar a mãe, pois a oferta da fórmula está adequada para a idade da criança
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
b
Explicação:
Não existe leite fraco, quanto mais o bebê mama mais leite a mãe tem
Perguntas similares
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás