Para estruturar o relatório, você deverá elaborar dois textos dissertativos contendo suas avaliações das crianças Bruno e Laura. Os dois textos devem ter entre 10 a 15 linhas cada um. No primeiro texto, você deve relatar sobre o caso de Bruno e no segundo texto deve relatar sobre o caso de Laura. Seu relatório deve conter os itens listados, a seguir, de acordo com as observações que você realizou para cada criança (porém não construa o texto em tópicos): BRUNO - Título do relatório; - Nome da criança; - Idade da criança; - Ano escolar; - Que etapa evolutiva do desenho está; - Que características o desenho apresenta; - Explique se está desenhando dentro do que se espera para a idade. LAURA - Título do relatório; - Nome da criança; - Idade da criança; - Ano escolar; - Que nível conceitual linguístico está; - Que características a escrita apresenta; - Explique se está escrevendo dentro do que se espera para a idade.
Respostas
Baseado nas instruções dadas a Bruno e Laura, sobre o processo de avaliação baseado no desenho, vemos que o educador deve privilegiar o senso lúdico de cada aluno, não focar apenas nos aspectos técnicos, já que eles são alunos em formação.
Deste modo, é importante que o método de avaliação democrática esteja sempre em proximidade com as escolas novas e os novos métodos de didática, onde o professor apresenta o conteúdo e o aluno o assimila, não sendo mais o educador o pilar principal na transmissão, devendo o aluno estar inteirado nesse processo.
Sobre o relatório:
BRUNO
- Título do relatório: O desenho que bruno desenvolveu.
- Nome da criança: Bruno.
- Idade da criança: 6 anos.
- Ano escolar: Primeiro ano do fundamental.
- Que características o desenho apresenta: Vemos um foco na ludicidade, com poucos elementos técnicos.
LAURA
- Título do relatório: O trabalho de Laura.
- Nome da criança: Laura.
- Idade da criança: 8 anos.
- Ano escolar: Terceiro ano do fundamental.
- Que nível conceitual linguístico está: Nível Alfabético
- Que características a escrita apresenta: Laura domina bem a leitura e consequentemente a escrita.